Jaime Pacheco: "Vitória pode chegar ao título"

O treinador do Vitória para a próxima temporada teve uma recepção calorosa na sua primeira visita ao complexo da Unidade. Jaime Pacheco foi felicitado por mais de três dezenas de adeptos antes de entrar para uma reunião com Vítor Magalhães, que se prolongou por mais de uma hora e meia. Desde logo disse que “conta com o apoio dos adeptos” para fazer um bom trabalho.” No primeiro dia desta sua nova etapa em Guimarães, Jaime Pacheco reuniu ainda com os jogadores que transitam da temporada passada e com alguns jovens, os ex-juniores Vitinha, Barata, Pedro Freitas, Cascavel e Pedro Borges e também Zezinho (esteve cedido ao Felgueiras) e Hélder Cabral (alinhou no Valdevez na época que agora finda).
No primeiro contacto com os jornalistas, Jaime Pacheco explicou que aceitou o convite de Vítor Magalhães para treinar o Vitória “porque somos pessoas que temos valores comuns. Esta estabilidade acaba por tornar as coisas mais fáceis.” Para o técnico é “gratificante chegar aqui oito anos depois e ter esta recepção entusiasta de apreço e incentivo. Isso não passa em claro. Tenho de lhes agradecer a forma como me receberam.”
Jaime Pacheco encara o desafio lançado por Vítor Magalhães “com muita satisfação. É verdade que a fasquia que o Presidente me colocou não é tão fácil quanto isso. Gostaria de conseguir o lugar acima daquele em que deixei o clube quando saí daqui. Mas não se consegue tudo isso num ano. Para se fazer uma equipa é preciso de facto muito tempo. Já estamos a trabalhar para conseguir isso e vamos continuar a trabalhar dia a dia para projectar o Vitória mais alto. Com a nossa felicidade e o nosso empenho vamos ter um plantel capaz de conseguir aquilo que mais ambicionamos. Pedi uma boa equipa ao Presidente e ele está a trabalhar nesse sentido. Vou fazer tudo para retribuir a confiança que o Presidente e os associados têm nesta equipa técnica. Acredito no futuro do Vitória e naquilo que a massa-associativa nos pode dar.” O sucesso alcançar ao serviço do Boavista “é impagável”, mas o clube ‘axadrezado’ “já faz parte do passado. A minha vida agora é o presente e o futuro, ou seja, o Vitória. E tanto melhor se conseguir ultrapassar até não só o primeiro lugar como os dois segundos lugares. Temos que reunir um conjunto de valores que possa fazer a sustentação para que no futuro o Vitória possa conseguir isso. Se me pedirem para comparar os dois clubes e me perguntarem se o Vitória tem condições para tal (ser campeão), penso que sim. Honestamente, acho que sim. Temos uma coisa que é muito importante, uma massa-associativa que é capaz de abdicar de um prazer para acompanhar o Vitória.”

Vítor Magalhães colocou a fasquia alta a Jaime Pacheco

Vítor Magalhães não deu muita margem de manobra a Jaime Pacheco. O Presidente do Vitória pediu ao treinador para “quando deixar o clube – e comigo os técnicos normalmente só saem no final da época – que me coloque o clube um lugar acima daquele em que estava quando saiu de Guimarães. Não faço mais exigências. Se isso acontecer ficaremos todos satisfeitos. A massa-associativa vai delirar se conseguirmos esse feito.” Por outras palavras, Vítor Magalhães pediu o título. “Espero que este seja um casamento bem feito. O Pacheco foi a primeira escolha do Vitória. Enquanto os jornais avançavam muitos nomes fui ouvindo as pessoas, porque gosto de ouvir para depois tomar decisões”, disse.
Foram várias as razões que levaram à contratação de Jaime Pacheco. As características do treinador, o facto de ser “um homem de trabalho, humilde e disciplinador”, convenceu o dirigente a optar pelo ex-treinador do Boavista. Para além disso, é um treinador “que quando passou por Guimarães deixou saudades aos adeptos. Criou uma grande empatia e isso dá garantias para que tenha boas condições para fazer um bom trabalho. O apoio dos sócios é importante.” Vítor Magalhães ressalvou ainda o facto de Jaime Pacheco ter uma afinidade especial pelo Vitória que levou o treinador a fazer do seu filho de oito anos sócio do clube aquando da sua primeira passagem por Guimarães. “O Jaime até aproveitou para regularizar a situação”, gracejou Vítor Magalhães.

Marcações: Desporto

Imprimir Email