Guimarães com hóteis lotados

Depois dos atentados terroristas de 11 de Setembro, Portugal começou a ser um dos destinos preferidos para umas férias de sonho. As suas paisagens variadas, aliadas a um clima ameno e a uma história monumental milenar, são atractivos de sobra para que os números do turismo disparem este ano. Guimarães não foge à regra e, depois de ter visto galardoado o seu Centro Histórico como Património Cultural da Humanidade, prepara-se para aumentar a sua capacidade hoteleira. Até 2004, vão nascer três novas unidades hoteleiras. Qualquer coisa como um aumento de 500 camas para fazer face ao número de turistas que, segundo os agentes locais, vai aumentar.
Nestas mini-férias de Páscoa, são muitos aqueles que aproveitam para conhecer os encantos da Cidade-Berço, uma Cidade que está na moda. Os hotéis do Concelho estão praticamente lotados. As Pousadas de Sta Marinha da Costa e da Oliveira e o Hotel de Guimarães têm ocupação máxima. O Hotel Fundador tem também lotação esgotada. Para Jacinto Pacheco, a atribuição do título de Património Cultural da Humanidade ao Centro Histórico "é uma mais valia para o turismo vimaranense". A julgar pelos últimos anos, são sobretudo espanhóis a optar por umas curtas férias em Guimarães.
O Hotel da Penha tem preços mais modestos. Por 30 euros por noite, é possível usufruir do descanso da montanha, aliado a uma bonita paisagem. José Carlos refere que o hotel está lotado, o que acontece há "já vários anos nesta altura do ano". Também o Hotel Ibis, a mais recente unidade hoteleira de Guimarães, tem uma ocupação de 100 por cento este fim-de-semana. Os preços praticados pelo Hotel Ibis, do Grupo Accor, aliados ao bom funcionamento e serviços praticados, ajudam a encher o espaço hoteleiro. Até domingo, o Ibis pratica preços por noite a rondar os 34 euros.
Para além da sua história milenar, para sempre ligada ao nascimento de Portugal, Guimarães tem mais para oferecer nestas mini-férias de Páscoa. A Penha continua a ser o ex-libris da Cidade, um cartão de visita para os turistas que apreciem o descanso, aliado à natureza. O Teleférico de Guimarães vai funcionar das 10 às 19 horas, pelo que poderá ser uma opção para quem quer deixar o carro em casa. O Castelo de Guimarães, a Citânia de Briteiros e o Paço dos Duques de Bragança vão ter as portas abertas. O castelo e o paço ducal podem ser visitados entre as 9h.30 e as 17h.30, enquanto a Citânia de Briteiros vai estar aberta até às 17 horas.
No leque de visitas consta ainda a vila de S. Torcato. O mosteiro local recebe milhares de visitantes, anualmente, pelo que poderá ser também um dos monumentos a conhecer.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email