Violência doméstica aumentou no concelho de Guimarães

As autoridades policias do nosso concelho têm recebido diversas queixas de violência doméstica. De facto à PSP e à GNR foram apresentadas diversas denúncias relacionadas com este crime. Segundo os dados que o guimaraesdigital.com recolheu, no ano passado a Polícia de Segurança Pública de Guimarães recebeu 53 queixas. Destas 49 foram entre o casal e quatro contra menores de 16 anos.
Por seu turno a Guarda Nacional Republicana de Guimarães registou no ano passado 55 situações de violência domésticas. Destas 54 ocorreram entre o casal e uma contra menor de 16 anos.
A funcionar deste Março de 2001, o Espaço Informação Mulher atendeu até ao passado mês de Fevereiro, 12 situações de violência doméstica. O horário de funcionamento do Espaço Informação Mulher, rege-se pelo horário de funcionamento dos serviços da Câmara Municipal, contudo, existe também uma linha ao dispor dos interessados que queiram pedir ajuda sem ter que recorrer pessoalmente ao Convento de Santa Clara. A questão do horário é apontado como uma lacuna que urge colmatar. Isto porque muitas das situações de violência doméstica ocorrem durante a noite, ou seja, em horário em que o Espaço Informação Mulher se encontra fechado. Ouvida pelo guimaraesdigital.com, Francisca Abreu recorda que a edilidade apenas serve de ponte. Apesar da responsabilidade não ser apenas da Câmara Municipal, Francisca Abreu não põe de parte o alargamento do horário de funcionamento daquele espaço. Refira-se que o Espaço Informação Mulher visa proporcionar a igualdade a todos os níveis designadamente ajuda na procura de emprego. Já agora, fique a conhecer o número de telefone da Linha Verde: 800 202 292.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email