Francisca Mendes Ganhou prémio Nacional de Escrita com texto sobre a paz

 

Foi com muita paz no coração que Francisca Mendes chegou à redacção da BIGGERmagazine. Uma menina de ar doce e meigo que é capaz de tranquilizar qualquer pessoa com a sua voz suave e terna. Tem 13 anos e a sua preocupação com temas como a guerra, a insegurança e a busca constante pela paz faz-nos pensar que estamos perante alguém mais maduro. A forma como se expressa e debate este assunto leva-nos a acreditar que é possível alcançar a paz. Esta jovem vimaranense venceu recentemente um concurso de escrita a nível nacional cujo tema a desenvolver era a Paz.

Frequenta o sétimo ano do Colégio Nossa Senhora da Conceição e numa aula de português foi proposto à turma que escrevessem um texto sobre esse tema. Tinham apenas 90 minutos para o fazer e o único requisito era o limite de caracteres. Cerca de 2500. Para Francisca aquele seria um trabalho como outro qualquer. Provavelmente se soubesse qual o objectivo, poderia ter-se empenhado mais, ou talvez não.

A sua revolta e impotência na procura por um mundo melhor e livre de violência levou-a a escrever um texto que meritoriamente se destacou. Assim que o li, chorei. Parei e pensei que de facto todos nós poderíamos fazer um bocadinho mais para acabar com a guerra. Mas, depois de uma reflexão mais profunda, percebi que os senhores que mandam 'nisto tudo' provavelmente não querem a paz. Vamos chamar-lhe lobbies! E nós pouco ou nada podemos fazer para contrariar isso. É de louvar existirem pessoas como Carlos Ximenes Belo, José Ramos-Horta, Dalai Lama, Barack Obama, Madre Teresa e mais recentemente Malala Yousafzai que lutaram e lutam incessantemente para contrariar a violência. Todos eles distinguidos com o Prémio Nobel da Paz! Galardão que Francisca Mendes gostaria um dia de receber.

Conheça o texto escrito pela Francisca na BIGGERmagazine de Junho!

Marcações: Francisca Mendes, prémio de escrita, paz

Imprimir Email