Miguel Carvalho é um investigador na área têxtil que cria tecnologias para o bem-estar através de vestuário adaptado

É professor universitário do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Investigador do 2C2T-Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, CEO da Weadapt – Inclusive Design and Engineering Solutions, Lda. e Presidente da AEGI-Associação Empresarial para a Gestão da Inovação.

Fez a sua licenciatura em Engenharia Têxtil, tirou o mestrado em Design e Marketing e concluiu com o doutoramento em Engenharia Têxtil – Tecnologia do Vestuário. Começou a ganhar prémios e bolsas em 1983 por ter a melhor média curricular nas disciplinas de química. Em 2008 conquistou o Prémio START 2008 – Prémio Nacional de Empreendedorismo com o Projeto Weadapt no valor de 50 mil euros. Em 2010 venceu o Prémio de Empreendedorismo ISCTE-MIT Portugal Venture Competition, em 2018 foi finalista do Concurso Acredita Portugal na categoria Produtos e Serviços com o projeto FYT Jeans - Engineered for Comfort e em 2019 ganhou uma bolsa de apoio mobilidade na Europa - RTU-Riga Technical University, entre muitas outras distinções igualmente importantes.

Miguel Carvalho tem 53 anos, é natural de Braga e vive entre a cidade natal e a Apúlia. Pratica muito desporto, desde logo em ginásio onde faz vários tipos de aulas. Também não dispensa o exercício ao ar livre, principalmente na praia, com um mergulho no mar no fim do exercício. Surf, futebol e atletismo são os seus favoritos.

Está ligado à investigação através da sua actividade na UMinho e tem desenvolvido tecnologias que auxiliam o bem-estar e trazem benefícios claros a determinadas funções e profissões que necessitam de cuidados específicos, como é o caso dos nossos soldados da paz.

Entrevista na íntegra na BIGGERmagazine de Março!

 

Imprimir Email