BIGGER: Migrantes da Bielorrússia uma ‘forragem de canhão’ da Rússia?

Um dos canais do Telegram ligados à oposição bielorrussa publicou uma foto de um documento oficial bielorrusso que dizia que todos os homens estrangeiros serão recrutados para o exército bielorrusso.

A partir de 10 de Março de 2022 todos os homens estrangeiros que permanecem no distrito de Grodno, na Bielorrússia, estão a ser recrutados para o exército. Todos os homens estrangeiros entre 15 e 60 anos são obrigados a inscreverem-se para o projecto. As autoridades locais receberão listas de migrantes que permanecem no distrito de Grodno, na Bielorrússia (na sua maioria sírios, iraquianos, curdos e afegãos) e, com base neles, os migrantes serão incorporados na unidade militar relevante (o documento diz respeito aos migrantes que permanecem nos campos de refugiados no distrito de Grodno).

Os migrantes recrutados para o exército serão provavelmente enviados (sem treino prévio) para as linhas da frente na Ucrânia, incluindo Kiev. Acreditamos que é assim que Lukashenko cumprirá o plano de Putin de apoiar o exército russo e, ao mesmo tempo, estará a mascarar o envolvimento bielorrusso na guerra.

As agências de viagens e companhias aéreas bielorrussas já reforçaram o anúncio para viagens à Bielorrússia. Terão como alvo cidadãos do Médio Oriente e africanos para os atrair para a Bielorrússia e recrutar, depois, para o exército. Qualquer tipo de resistência será suprimida por unidades subordinadas ao Ministério do Interior.

Já foi publicado pela WSJ “Rússia está a recrutar sírios para o combate urbano na Ucrânia, dizem autoridades dos EUA”.

Embora observando a rota de migração criada por Moscovo e Minsk, pode presumir-se que foi projectada para aumentar a quantidade de potenciais recrutas.

O documento bielorrusso está disponível em: t.me/bor_by/5422

 

Imprimir Email