VÍDEO: Leandro Vieira padece de acondroplasia

O Leandro tem nove anos e é uma criança encantadora. Alegre, bem disposta e com um sentido de humor apurado. Mas não é assim por ser 'diferente', é assim porque essa é a sua personalidade. Se tivesse uma altura normal para a idade seria exactamente igual. Como ele próprio fez questão de frisar "

Este mês decidimos abordar este tema porque no dia 25 de Outubro comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo. Este é um assunto que importa ser esclarecido até porque há pouca informação sobre o mesmo. O Leandro, juntamente com os pais Adriana Almeida (37 anos) e Paulo Vieira (35 anos) e o irmão Leonardo (17 anos), ajudaram-nos a entender a rotina e as dificuldades de um anão. Ele não gosta da expressão, mas este é o termo referente a pessoas de estatura baixa que padecem de uma anomalia no crescimento. 

A data é celebrada em muitos países, nomeadamente em Portugal, e homenageia o actor e activista norte-americano Billy Barty que nasceu a 25 de Outubro de 1924 com nanismo. Ele criou uma associação que, na década de 50, lutava pelos direitos das pessoas com nanismo.

Dados de 2013 informam que há cerca de meio milhar de anões em Portugal. Acondroplasia é o tipo mais comum de nanismo, em que os braços e as pernas da criança são mais curtos em proporção ao comprimento do corpo. A cabeça é grande e, muitas vezes, o tronco é do tamanho normal. A altura média dos homens adultos com acondroplasia é de 1,50 cm, e a altura média das mulheres adultas é de 1,40 cm.

Conheça o Leandro e a sua luta na BIGGERmagazine de Outubro!

 

Imprimir Email