Tuna Afonsina celebra 30 anos

A Tuna Afonsina celebrou no dia 1 de Março 30 anos. Três décadas de história, cultura e tradições. Entre os sons das guitarras e o ritmo alegre das pandeiretas, a Tuna Afonsina surge como uma das mais antigas e prestigiadas tunas académicas em Portugal. Foi em 1994 que um grupo de jovens estudantes da Universidade do Minho se juntou e deu início a esta Mui Trovadora Tuna, a Afonsina – Tuna de Engenharia da Universidade do Minho. Desde aí tem viajado pelo País e pelo Mundo, participando em várias actividades entre as quais saraus, encontros de tunas, eventos culturais e, até, festivais de tunas de grande prestígio. 

Francisco Silva é natural de Guimarães e magister da Tuna Afonsina. Actualmente, a Afonsina é composta por tunos e aspirantes a tunos. 

O Magister destaca a importância cultural de uma tuna para uma universidade “a parte cultural de uma universidade acaba por ser muito importante, principalmente naquilo que é a aproximação aos estudantes”. Apesar de muitos membros da Tuna já não serem alunos universitários, o estudante revela que “é esta proximidade com os estudantes e a participação activa em eventos que faz com que as tunas sejam consideradas umas das principais organizações que incentivam o espírito académico”, disse.

Para fazer parte da Tuna Afonsina não é preciso saber tocar ou cantar, basta ter vontade de querer participar. Para saber como se faz leia a entrevista completa na BIGGERmagazine de Março!

 

Imprimir Email