Amar o Minho esteve na BTL e apresentou a diversidade do território minhoto

No seguimento da participação na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o Minho faz um balanço positivo da sua presença. Na base desta conclusão está a forte afluência do público ao stand «Amar o Minho», que se mostrou interessado em obter informações sobre a oferta turística, assim como os dados divulgados da sua procura turística, que afirmam cada vez mais o território como destino turístico à escala nacional e internacional.

A captação do turista nacional foi apontada como o objectivo central desta participação aos quais o Minho teve oportunidade de apresentar as potencialidades turísticas desta região, destacando os principais factores que identificam e distinguem este território, afirmando esta região como um destino turístico de autenticidade e acolhimento. Natureza, Enogastronomia, Património e Cultura, Eventos e Tradições, Saúde e Bem-estar, Aldeias, Solares e Jardins, foram os produtos estratégicos que o Minho pretendeu realçar na diversidade do seu território composto por 24 municípios unidos numa presença única.

O stand do «Amar o Minho» recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que se fez acompanhar pela Vice-Presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro e a Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro.

Contudo o momento alto desta participação, dia dedicado ao «Nosso Minho», foi assinalada a importância do turismo como ferramenta importante de desenvolvimento local, em particular nos territórios de baixa densidade, com respeito e sustentabilidade, estimando-se que o mesmo em 2024 deve atingir valores recordes. Neste contexto, foi aproveitado este momento para a apresentação e lançamento do site «Cá no Minho» - https://canominho.minhoin.com/ - com experiências turísticas em torno da região. “Cá no Minho temos histórias para contar, artes para descobrir, caminhos para desbravar, aventuras para viver, sabores para explorar e braços sempre abertos para receber, com um sorriso, todos aqueles que nos quiserem visitar”.

Por outro lado, importa salientar o impacto da promoção de grandes eventos do Minho e referir ainda que durante os cinco dias do certame, foram promovidas degustações gastronómicas e provas vínicas diárias que refletiram a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais. A localização do stand «Amar o Minho», bem como o seu layout apelativo, foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público, tendo mobilizado uma procura significativa quer no âmbito do vasto programa de animação quer das mostras permanentes de artesanato.

A participação na BTL pretendeu marcar o início de uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da futura EEC PROVERE Minho IN 2030 e, por sua vez, divulgar a diversidade que compõe o Minho, a uma só voz num só território; destacar a variedade de opções existentes no território; afirmar a identidade minhota, reforçando a marca «Amar o Minho» de forma consistente. Por outro lado, permitiu reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promoção do potencial turístico do Minho, para a qual contribuíram a excelente colaboração dos 24 municípios, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades que atuam no território.

 

Imprimir Email