Projecto ExcentriCidade leva criação artística às freguesias

O ExcentriCidade vai continuar a promover a descentralização cultural de Guimarães, atingindo uma nova etapa com várias residências artísticas a assumirem o papel principal da programação artística.

Neste ano de 2024, o Município de Guimarães repõe a rotatividade de freguesias com Guardizela, Prazins Sta. Eufémia e Infantas a acolherem processos de residências artísticas, um processo interrompido pela pandemia.

"Após ciclos e experiências muito positivas, no âmbito das propostas apresentadas no ExcentriCidade em localidades como Ronfe ou Brito com processos artísticos a envolver a comunidade, o programa vimaranense que leva cultura às vilas e freguesias do concelho de Guimarães desde 2016, pretende focar-se em projetos de residências artísticas nos próximos meses, proporcionando um contacto mais próximo com a comunidade. Moreira de Cónegos, Briteiros e Taipas já iniciaram novo modelo de criação e apresentação artística para esta nova fase", explica o Município.

Para estes novos projetos em implementação, a convocatória é feita a toda a comunidade vimaranense onde podem mostrar os valores e o quotidiano dos seus territórios, e utilizado como objecto artístico em cada um dos espetáculos finais. Nas próximas semanas haverá novas open-calls para as freguesias de São Torcato, Prazins Sta. Eufémia, Briteiros e Barco.

Com propostas ecléticas que abrangem a música, o teatro, a dança, o cinema ou as artes visuais, o ExcentriCidade contará com coletivos da região para fomentar o modelo de criação, como a Ondamarela, a Academia de Bailado de Guimarães, ATrama, a Fuga Pela Escada, a ETCetera, os TetrAcord'Ensemble, a Krisálida, o Bando à Parte ou artistas locais como Mário Gonçalves, Maria Oliveira e Alexandre Gonçalves.

Para além das residências artísticas, que este ano pautam o processo de investimento cultural do Município de Guimarães nas freguesias, há ainda espaço para apresentações inseridas em eventos a decorrerem em várias freguesias do concelho, como é o caso dos Banhos Velhos, em Caldelas, o Festival Vivências, em Brito, ou o Rock in Barco, nas margens do Rio Ave.

Programação:

MOREIRA DE CÓNEGOS

Academia de Bailado de Guimarães
Espetáculo Final: 11 de maio
Grupo Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos

CALDELAS
ATrama
Espetáculo Final: 25 de maio
Auditório dos Bombeiros das Taipas

BRITEIROS 
Alexandre Gonçalves + Marisa Oliveira
Espetáculo Final: 15 de junho
Museu da Cultura Castreja

RONFE
Academia de Bailado de Guimarães
Espetáculo Final: 20 de julho
Salão Paroquial de Ronfe

Marcações: Programa Excentricidade

Imprimir Email