Pedro Xavier: «Júlio Mendes tem comandado o Vitória de maneira segura»

Júlio Mendes cumpriu esta segunda-feira o primeiro ano do seu segundo mandato na presidência do Vitória, o que corresponde a quatro anos na liderança.

Um percurso que, do ponto de vista desportivo, correspondeu à conquista de uma Taça de Portugal em 2013, provavelmente o momento mais importante da história do clube, e a duas presenças nas competições europeias. Mas é no plano financeiro que o dirigente continua a focalizar grande parte da sua atenção.
Quando Júlio Mendes herdou o Vitória de Emílio Macedo da Silva, o passivo do clube ascendia praticamente a 24 milhões de euros. No ano passado, esse valor já se encontrava nos 12,6 milhões.
Um processo de recuperação para o qual o dirigente sempre disse ter sido fundamental a criação de uma SAD.

A Radio Santiago ouviu um ex-dirigente e vitoriano que continua a acompanhar muito de perto a vida do clube. Pedro Xavier admite que Júlio Mendes «trouxe estabilidade ao Vitória, após gestões gravíssimas», mas reitera, contudo, que continua a «não aceitar que o clube tenha uma posição minoritária na SAD» e deseja, por isso, que um dia Júlio Mendes possa inverter este posicionamento do clube junto da Sociedade Anónima Desportiva.

Do ponto de vista desportivo, o antigo director para o futebol pretende que em breve o Vitória possa «apostar mais» nessa vertente, de modo a «ombrear com o seu velho rival».

No que diz respeito à presente época desportiva, Pedro Xavier acredita que o Vitória «vai garantir o apuramento para a Liga Europa», mas adverte que é importante, posteriormente, «ter uma equipa competitiva para a disputar».

Marcações: Desporto

Imprimir Email