Júlio Mendes: "Continuidade de Pedro Martins foi o nosso maior erro"



A entrevista concedida por Pedro Martins, antigo treinador do Vitória, ao jornal Record, na semana passada, marcou a intervenção de Júlio Mendes na Assembleia Geral deste sábado.

O presidente vitoriano fez várias acusações ao treinador, que agora está ao serviço do Olympiacos:

“Pedro Martins foi uma das maiores desilusões. O que Pedro Martins fez foi inqualificável. Nunca dissemos mal de ninguém quando saiu do Vitória.”

“Quis o mister Pedro Martins dar o pontapé de saída para o assunto vir para a praça pública, senão nunca faríamos isso.”

“Pedro Martins foi despedido, porque no dia em que perdemos com o Sp. Braga, na noite anterior, no estágio houve coisas muito graves a envolver os jogadores, como alteração dos capitães. No fim do jogo perguntei a Pedro Martins o que aconteceu, ele disse-me que já tinha perdido o grupo há muito tempo, já não segurava mais nisto. Quando um presidente ouve isto tem de despedir o treinador na hora.”

“Fomos percepcionando que havia problemas mais graves ao longo da época. Só não tomamos decisões depois do jogo com a Oliveirense, da Taça da Liga, que perdemos, porque não havia soluções à altura.”

“Dissemos que tínhamos cometido erros. O principal erro chamava-se Pedro Martins.
O que não sabem é que estava a acabar a final da Taça, estávamos todos a chorar, e ele disse-me que tinha uma proposta do Olympiacos. Não me parece apropriado. Ainda para mais quando veio para o Vitória disse que era um homem de projecto e que queria ficar dois anos. Foi muito custoso ouvi-lo dizer que queria ir embora.”

“Disse-lhe que o Olympiacos tinha de pagar a cláusula de rescisão, de um milhão de euros. O mister Pedro Martins insistir na saída, mas o Olympiacos não pagava. Imaginem que eu deixava sair o Pedro Martins a custo zero depois do 4.º lugar e da final da Taça, a custo zero.”

“É muito grave a entrevista que deu porque insulta o Vitória e os vitorianos. O que ele fez foi um exercício de vingança. Temos todos de ter consciência disso.”

“Para ele os êxitos são do treinador, os inêxitos da Direcção. Na primeira época, teve êxito com jogadores que não foram sugeridos por ele. Fez o brilharete que fez mas não foi com os jogadores que sugeriu. Sugeriu o Rafael Miranda e o Ruben Ferreira, foram estes dois jogadores que lhe deram o 4.º lugar. As pessoas têm de ser sérias.”
“No ano seguinte, os jogadores que propusemos ao Pedro Martins, como Paulinho, Fabrício, Tabata, Gonçalo Paciência, Abdoulaye, Osorio, Welthon, Kleber, Matheus Pereira, eram todos curtos para Pedro Martins. Queria entalar-nos porque só nos sugeriu jogadores que custavam 6 milhões de euros. O maior erro que cometemos chama-se Pedro Martins.”

Marcações: Júlio Mendes, Pedro Martins, Vitória Sport Clube

Imprimir Email