Candidatura de Alex Costa denuncia irregularidades e pede responsabilidades no caso das assinaturas falsas



O candidato às eleições do Vitória, Alex Costa, pronunciou-se esta noite sobre a polémica em torno da denúncia da existência de assinaturas falsas na subscrição da candidatura de Miguel Pinto Lisboa.

Em conferência de imprensa, o cabeça de lista do movimento Sim Vitória, Alex Costa garantiu que a sua candidatura “tem vindo a pautar-se por positividade e respeito e em manter o nível. Isso é inegociável porque o Vitória merece todos os cuidados. Não podemos esquecer que o que se passou ontem foi grave e o que se tem vindo a passar no dia de hoje ainda mais grave é. A nossa posição foi de muita serenidade e rigor, procuramos dar tempo às pessoas que integram a Assembleia Geral. Tivemos sempre uma postura muito positiva. O Vitória, através do presidente da Mesa da Assembleia Geral, validou as três candidaturas e estamos aqui para expor a nossa posição. É grave o que aconteceu, envergonha o nome do Vitória. Queremos falar do Vitória por algo que nos orgulhe. Esta situação tem responsáveis e a responsabilidade não é nossa. Temos vindo a assistir a uma tentativa de inverter a situação, há culpados, há responsáveis, não contem connosco para um processo de vitimização. Não nos cabe validar ou invalidar candidaturas, isso é da responsabilidade do presidente da Assembleia Geral. Vitimizar alguém que é responsável e tem o seu nome bem marcado neste processo é algo que não vamos permitir. Também tem de ficar claro que o que nos preocupa não são apenas as eleições, mas também o Vitória. Nós queremos mesmo que Miguel Pinto Lisboa vá a jogo, porque acho que merece ser julgado pelo trabalho que tem vindo a fazer. O que me preocupa foi a incapacidade que o Vitória teve, como instituição, em preservar os dados dos seus associados. Os dados andam na rua ou estão nas mãos de alguém que não conhecemos. Enquanto sócios e candidatos essa situação preocupa, o Vitória não teve capacidade em preservar algo tão importante como os dados dos seus associados. Alguém tem de ser responsabilizado por isso. O que nos trouxe até aqui é precisamente isto, deixar de falar do Vitória pelas razões que estamos aqui a falar. Queremos um Vitória diferente, que nos orgulhe, que traga alegria e felicidade aos seus adeptos. Temos de deixar de olhar para o Vitória pelo seu lado mais negro”.

Por seu turno, o candidato a presidente da Assembleia Geral, Rui Vaz, deu conta de “momentos tristes” na história do clube. “No dia de ontem (segunda-feira) chegamos à conclusão de que havia assinaturas numa das listas que não correspondiam à verdade. Uma delas era o meu nome, com a minha assinatura, assinatura que ninguém me pediu. Tentamos chamar o actual presidente da Assembleia Geral para tentar definir uma estratégia para a resolução do problema e o presidente da Assembleia Geral achou por bem remeter isso para uma reunião marcada para hoje, às 10:00, sem que fizesse qualquer comunicação. O Vitória assumiu a publicação da validação das três listas ao contrário do que tinha decidido e concordado connosco. Numa das listas havia efectivamente assinaturas que não correspondiam à verdade. Exigimos respeito pelos Estatutos e o seu uso devido. Abordamos várias vezes o presidente da Assembleia Geral para que seguisse os Estatutos, mas andamos à deriva nessa reunião. Os ânimos estavam exaltados e a nossa lista pediu a remarcação de uma reunião para a tarde para resolvermos esta situação. Soubemos por uma comunicação da Assembleia Geral que as listas foram todas validadas. Isto tem de ser escrutinado e perceber o que se passou. Vamos pautar-nos pelo respeito e pela concordância com os Estatutos

O associado do Vitória, que viu o seu nome envolvido neste caso, decidiu não apresentar queixa na PSP ou Ministério Público, mas pretende apresentar o caso à Mesa da Assembleia Geral. “Ficará sempre o Vitória prejudicado se avançar com uma queixa. Não foi bonito o meu nome passar por este tipo de situações. Para proteger o Vitória não farei isso”.


Marcações: Vitória Sport Clube, eleições Vitória

Imprimir Email