Álvaro Pacheco: "Temos de ser Vitória, sem cair nas armadilhas que o Moreirense nos vai provocar"



O treinador do Vitória, Álvaro Pacheco, esteve na sala de imprensa da Academia no final da manhã desta sexta-feira para abordar a partida com o Moreirense, da 27ª jornada da Liga, que terá lugar este sábado, pelas 15h30.

O que espera do jogo com o Moreirense?: "Vai ser mais um jogo difícil deste campeonato. Vão defrontar-se duas excelentes equipas, que estão a lutar pelos mesmos objetivos. As duas equipas estão a fazer um campeonato muito bom. O Moreirense tem vindo a surpreender, pelo que temos de ser Vitória, ser uma equipa muito rigorosa e capaz de controlar o jogo, sem cair nas armadilhas que o Moreirense nos vai provocar. Queremos mandar no jogo, se tivermos capacidade de mandar no jogo vamos estar mais perto de conquistar os três pontos".

O Moreirense é uma equipa de armadilhas?: "É uma equipa com um excelente treinador, que tem um estilo de jogo muito próprio. São equipas com estilos de jogo muito diferente, uma proactiva e outra mais reactiva. É uma equipa que sabe aproveitar os erros do adversário e os espaços que são criados. É uma equipa muito eficaz, que sabe muito bem lidar com o jogo, que se sente muito confortável sem bola porque sai muito bem em transições. É uma equipa que sabe ser associativa porque os três jogadores do meio-campo sabem atrair o jogo e acelerar pelos corredores laterais. É uma equipa com uma ideia de jogo muito bem padronizada, por isso vai ser um grande desafio para o Vitória. Jogando em nossa casa queremos muito regressar às vitórias depois da paragem".

A paragem foi benéfica?: "Gostava que não houvesse paragem, sou um animal de competição, gosto de jogos, de competição, desta série que vamos ter. Deu claramente para acalmar, para trabalhar alguns pormenores, para desanuviar um bocado mentalmente para atacar estes últimos dois meses, que vão ser intensos e exigentes. Deu para limar arestas, foi uma paragem muito produtiva".

Este jogo pode ser importante para assegurar o quino lugar. Se o Vitória vencer, dificilmente perderá o quinto lugar?: "Queremos conquistar os três pontos, ainda para mais em casa temos essa responsabilidade. Se formos Vitória estamos mais perto de alcançar os três pontos. Sabemos que estamos a lutar com um adversário direto, sabemos da importância do jogo, mas não nos podemos desviar do que queremos fazer. Estes três pontos são muito importante para o que pretendemos".

Já conta com Bruno Varela. É uma boa dor de cabeça?: "Gosto de ter todos os jogadores disponíveis. É importante termos o nosso capitão, um jogador muito importante pelo que é e pelo que transmite. Temos dois excelentes guarda-redes, o Charles mostrou a sua capacidade e qualidade na ausência do Varela. Tenho aqui mais uma boa dor de cabeça para poder resolver. Vamos ter muitos jogos pela frente, vai dar espaço para todos eles poderem jogar".

A estreia de Jota Silva na Seleção. Como o sentiu no regresso?: "Não tenho dúvidas que o Jota vai ser muito mais forte e mostrar nestes últimos dois meses coisas que ainda não fez. O Jota tem uma mentalidade de campeão, o que o fez chegar à Seleção foi a resiliência, o foco, o trabalho, a capacidade de ultrapassar obstáculos e metas. Esses valores que foram fundamentais para chegar à Seleção podem ajudá-lo a manter na Seleção e ir ao Europeu, como eu acredito. Vai ter de continuar a evoluir para procurar ir ao Europeu, vai ter mostrar essa resiliência, fazer um trabalho ainda melhor no nosso clube. Isto é o Jota. Esta experiência tornou-o muito mais jogador. Estando entre os melhores, experimentar o que é estar na nossa Seleção fê-lo perceber o que é importante para continuar lá, que é o que ele ambiciona e vai conseguir porque é um jogador diferenciado".

O jogo com o Moreirense marca o início de um ciclo complicado…: "Complicado não, exigente. É um ciclo exigente. Gosto de pensar jogo a jogo, porque depois há sempre uma história nova. O nosso grande foco é o Moreira. Depois, vamos passo a passo".


Marcações: Vitória Sport Clube, Álvaro Pacheco

Imprimir Email