Obra de ampliação do canil/gatil de Guimarães exige investimento de 1,6 milhões de euros

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a adjudicação da obra de ampliação do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Guimarães, num investimento de 1,6 milhões de euros, sendo o prazo de execução de 365 dias.

Na análise da proposta, o vereador do PSD, Bruno Fernandes, assinalou que o actual espaço "está completamente lotado há muitos anos", dizendo que a situação vai continuar a verificar-se porque "a obra ainda só está na fase de execução".

Na resposta, o Presidente da Câmara apontou que o processo conheceu "vicissitudes por causa do terreno", ao argumentar que a defesa dos animais exige uma sensibilização da comunidade.
"A primeira questão é de pedagogia junto das famílias que têm animais de companhia, porque têm de os proteger e não os podem abandonar", afirmou Domingos Bragança, partilhando com a vereação que já acolheu cães que foram abandonados junto da sua residência.

Entretanto, o Município divulgou imagens do projecto, concebido pela Norte Arquitetos, da WebMais, ao justificar que "visa adequar as condições de alojamento animal às alterações legislativas ocorridas desde a construção do Canil/Gatil em 2004, procurando modernizar as instalações para proporcionar cuidados veterinários de qualidade e aumentar a capacidade de acolhimento de animais errantes na região".
"Dois aspetos fundamentais foram considerados na elaboração do plano de ampliação. Em primeiro lugar, a nova legislação introduziu a esterilização como principal método de controlo populacional de animais errantes e proibindo o abate, implicando a necessidade de mais alojamentos e adaptações para estadias prolongadas. Em segundo lugar, há a urgência de oferecer melhores condições de assistência veterinária e alojamento para os animais, especialmente cães e gatos", esclarece.

A intervenção será dividida em duas áreas principais: a Zona A, que receberá a expansão do serviço veterinário, unidades de alojamento para gatos e cães, e a Zona B, onde serão criadas unidades adicionais de alojamento para cães, além de áreas de apoio.

"Esta iniciativa reflete o compromisso da Câmara Municipal de Guimarães com o bem-estar animal e a responsabilidade social, garantindo que os animais tenham o cuidado e a atenção necessários enquanto aguardam por uma adoção responsável", sublinhou.

Marcações: CRO - Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Guimarães

Imprimir Email