Hospital de Guimarães diz que cumpre lei de acompanhamento

O Hospital da Senhora da Oliveira cumpre a Lei 15/2014, de 21 de março, concretamente no que a mesma se refere ao «Direito de acompanhamento». É a reacção à notícia sobre das instruções dadas pela Entidade Reguladora da Saúde, no sentido do cumprimento rigoroso da lei que estabelece que todos os doentes têm direito a acompanhamento durante a prestação de cuidados.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães lembra que a referida lei prevê "limites ao direito de acompanhamento", nomeadamente no Serviço de Urgência.

Ainda de acordo com o Hospital, "essas raras excepções apenas ocorrem quando de facto existe enquadramento legal para tal", nomeadamente, situações de "pico de afluência em que, pelo elevado números de doentes e acompanhantes, estejam comprometidas as condições e requisitos técnicos a que deve obedecer a prestação de cuidados médicos". Ainda assim, nestas situações, "os profissionais de saúde estão obrigados e não deixam de informar e explicar ao acompanhante os motivos que impedem esta continuidade de acompanhamento".

Marcações: hospital

Imprimir Email