Piscinas dos Bombeiros de Guimarães vão ser alvo de profunda remodelação

A direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães apresentou o projecto de reabilitação das piscinas numa assembleia geral de associados realizada ontem.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente da instituição fala de um projecto que visa dois objectivos.
Por um lado, salienta João Pedro Castro, a requalificação "permite devolver o equipamento aos vimaranense porque esse era um desejo da comunidade por ser um equipamento marcante para toda a cidade para a prática desportiva e do bem estar". Por outro lado, a requalificação das piscinas "é um equipamento fundamental em termos de financiamento para a actividade operacionalidade da instituição para conseguir verbas muito importantes para a sua gestão".
O projecto aponta para uma "remodelação profunda" do equipamento, nomeadamente na casa das máquinas, nos balneários e a eliminação da bancada.
"A nossa intenção não é fazer uma mera reabilitação. A intenção é garantir que nos próximos anos este edifício seja um edifício de excelência e que não necessite de nova requalificação a breve prazo".

Trata-se de uma intervenção que vai permitir realizar algumas correcções nos tanques, uma substituição massiva dos equipamentos na casa das máquinas, requalificar a 100% a zona dos balneários e com a eliminação da bancada vai ser criado um piso que vai permitir ter mais 590 m2 "que nos permitirá rentabilizar o espaço e, consequentemente, conseguir mais verbas" para a gestão da instituição.
A execução do projecto está orçada em cerca de 1,5 milhões de euros e para a sua concretização a centenária instituição vimaranense contará com o imprescindível apoio do Município.
João Pedro Castro deu conta de que o projecto de arquitectura está terminado e aprovado pela Câmara Municipal. Nesta altura está em elaboração o projecto de especialidades para poder lançar a obra a concurso. O Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães espera que a obra possa comece ainda este ano e, na melhor das hipóteses, estar concluída em 2025.


Marcações: bombeiros, piscinas

Imprimir Email