Simulacro de acidente nas Caldas das Taipas: Protecção Civil de Guimarães testa meios de socorro para enfrentar condições meteorológicas adversas

Já está a decorrer o exercício que permitirá testar o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Guimarães. Na vila das Caldas das Taipas, ao início desta noite, foi simulado um acidente rodoviário, obrigando à mobilização dos meios dos diferentes agentes de protecção civil. 

«Condições meteorológicas adversas severas» são o mote para os acontecimentos, tendo sido realizada uma reunião extraordinária da Comissão Municipal de Protecção Civil de Guimarães, em que foi deliberado por unanimidade dar parecer favorável à proposta de declaração da Situação de Alerta e a activação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Guimarães.

Tal como sucederia perante acontecimentos reais, nesta "simulação", uma mensagem do Presidenta da Câmara, Domingos Bragança, foi divulgada, justificando a decisão "perante a gravidade das condições meteorológicas adversas".

"Prevê-se para Guimarães nas próximas 48h, o agravamento da situação meteorológica e com a emissão de Comunicado Técnico-Operacional Sub-Regional do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave com a passagem para o Estado de Alerta de Nível Especial Vermelho do SIOPS para o DIOPS", refere o comunicado.

"Neste momento, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Guimarães, com a colaboração das várias entidades e Agentes de Proteção Civil, mobilizam todos os meios necessários e adequados às situações apresentadas e estão a desenvolver todas as acções para que as ocorrências fiquem dominadas com a maior brevidade possível e garantir a segurança de todas as pessoas e bens", realça a informação.

Os meios de socorro estão concentrados nas Caldas das Taipas, na sequência do acidente rodoviário simulado no âmbito deste exercício.

Durante a madrugada, o exercício continuará com um acidente ferroviário na zona do apeadeiro de Covas, em Urgezes: a colisão de uma composição que circula na linha ferroviária de Guimarães com um veículo ligeiro de passageiros que ficará imobilizado na linha férrea.

Por causa do exercício, será proibido o trânsito na Rua António da Costa Guimarães e na Rua Comandante João de Paiva Faria Leite Brandão, no tramo compreendido entre os entroncamentos da Rua Francisco da Silva Areias e a Travessa de S. José, no dia 2 de Março, no período previsto entre as 00h30 e as 5h00.

 

Marcações: Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Guimarães

Imprimir Email