Motoristas da Transdev em greve até à próxima quinta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) convocou uma greve de três dias para todos os trabalhadores das empresas do Grupo Transdev.

A paralisação começou esta terça-feira e prolonga-se até quinta-feira, estando a causar perturbações no serviço regular de transportes públicos rodoviários na região. "As reivindicações são aumentos salariais dignos para os trabalhadores, que, neste momento, os que estão no contrato da Transdev estão com o salário mínimo nacional, 820 euros", justificou o coordenador do STRUN.

O dirigente sindical referiu que a administração da Transdev recusou-se a negociar com o STRUN e "à última da hora renegociaram com mais três sindicatos". José Manuel Silva acusou ainda a empresa de propor aumentos de 50 euros até 870 euros, mas exclusivamente para os trabalhadores dos sindicatos com quem chegou a acordo.

O Grupo Santiago tentou obter uma reacção da Administração da Transdev, mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta, apesar dos nossos esforços.

Citada pela Lusa, fonte da empresa revelou que o STRUN "não representa mais de 10% dos trabalhadores" e que, desses, apenas "45% fizeram greve", acusando o sindicato de não ter aceitado juntar-se à mesa de negociação. "A empresa não confirmou a acusação de que os trabalhadores não abrangidos pelos aumentos ganham 820 euros bem como que esteja a negociar aumentos (de 50 euros) abaixo do acordado com as empresas da ANTROP (60 mais extras)", refere o texto publicado pela Lusa.

Marcações: STRUN

Imprimir Email