Rotunda do Salgueiral vai ser eliminada e vão surgir duas novas ligações à Circular Urbana de Guimarães

Acabar com a rotunda do Salgueiral, existente na Rodovia de Covas, e criar duas novas ligações à Circular Urbana para facilitar o acessos à zona do Multiusos e à Cruz de Pedra.

Estas são algumas das intervenções preconizadas no plano integrado de mobilidade apresentado esta manhã na reunião do Executivo vimaranense.

O programa apresentado pelo director municipal Joaquim Carvalho, acompanhado pela chefe de divisão, arquitecta Clara Castro, prevê seis "momentos de intervenção", nomeadamente a construção de duas novas rotundas (uma nas imediações do semáforo existente na confluência da Rua Manuel Tomás e a Rua Eduardo de Almeida, e outra perto do viaduto da Circular Urbana, na Rua da Cruz de Pedra, com ligação descendente àquela via; uma nova ligação no sentido ascendente da Circular Urbana à rotunda da Avenida do Multiusos e Rua Miguel Torga; criação de uma faixa adicional de aceleração na ligação da Variante de Creixomil à Circular Urbana; e a construção de um novo tramo de ligação da Variante de Creixomil à EN 206, na Rua Joaquim Ribeiro Moura, em Creixomil.

No âmbito deste estudo está ainda a ser desenvolvida uma proposta para a ligação da Circular Urbana ao Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.

Referindo-se à intervenção na rotunda do Salgueiral, o técnico do Município destacou a importância de "evitar as viragens à esquerda", ao justificar a retirada prevista da actual rotunda. "Temos um congestionamento muito forte a determinadas horas do dia, com a criação de soluções para os conflitos de trânsito", afirmou, acrescentando que a zona do Salgueiral ficará com novas alternativas para o acesso à Circular Urbana, permitindo com elas aliviar a pressão criada até na Avenida D. João IV.

A realização do estudo permitiu afastar a possibilidade de executar o desnivelamento da rotunda do Salgueiral. "Este nó não tem dimensão para fazer esse desnivelamento", apontou Joaquim Carvalho, aproveitando para observar que "todas as distâncias em termos de tempo passam a ser menores, porque o trânsito ficará distribuído por várias opções". "A proposta está na IP para validação. No geral, as obras são relativamente simples", vincou.

Na análise da apresentação, o vereador do PSD, Ricardo Araújo, felicitou a equipa técnica pelo trabalho realizado, considerando "interessantes" as soluções apresentadas para a melhoria da mobilidade às vilas de Moreira de Cónegos, Lordelo, Pevidém, Brito e Ronfe.

O Presidente da Câmara disse que tem acompanhado com proximidade as reuniões das equipas técnicas, alertando que continua a não prescindir do segundo tramo na rotunda de Silvares, que é da exclusiva responsabilidade da IP".

No final da sessão, Domingos Bragança manifestou a expectativa que o projecto fique concluído até ao verão para que o concurso público seja lançado no próximo mês de setembro. "É o que pretendo, os prazos podem sofrer alterações, mas é um processo que pretendo que avance com celeridade", sublinhou.

 

Marcações: Rodovia de Covas, Circular Urbana Guimarães, estudo integrado de mobilidade

Imprimir Email