VÍDEO: «Fredi» veio da Áustria e reencontrou família que o acolheu há mais de 70 anos em Guimarães

«Fredi» relata na primeira pessoa o carinho e o consolo que recebeu em Guimarães, para recuperar das 'feridas' que a II Guerra Mundial deixaram na vida da sua família e no seu país de origem - a Áustria, país que ficou devastado pelo conflito. Manfred Preyer é uma das 5500 crianças daquele país que em meados do século XX encontraram temporariamente refúgio em Portugal, escapando à fome e ao frio, numa iniciativa humanitária da Cáritas.

Foram 22 meses inesquecíveis que o acompanharam ao longo da vida. O filho, a nora e a neta resolveram fazer-lhe uma surpresa, trazendo-o a Guimarães, onde reconheceu a casa onde viveu parte da infância, o castelo e as torres da igreja da igreja de Nossa Senhora da Consolação e dos Santos Passos.

Actualmente com 86 anos, Fredi cumpriu o desejo de conhecer os descendentes de João Mendes Fernandes - o fundador da padaria das Trinas, que o acolheu em casa como um membro da família.
Graças às publicações, pesquisas e partilhas através da rede social Facebook, a nora Michelle Preyer conseguiu localizar Álvaro Lobato, promovendo o reencontro caloroso, comovente e emocionante de partilha de recordações. Aconteceu esta quinta-feira no Centro Histórico de Guimarães.

O afecto recebido por "Fredi" num tempo em que foi refugiado de guerra nunca foi esquecido. Guardou as fotografias da passagem por Portugal e até o recorte de um jornal, onde foi publicada a notícia de um casamento em que participou.

São memórias que enchem de alegria o coração do octogenário tantos anos depois de ter conhecido a solidariedade e a segurança no lar de uma família vimaranense que o mimou, estimou... E nunca o esqueceu! Um carinho recíproco, expressão de uma amizade que nem o tempo nem a distância apagou.

Excerto da reportagem que será publicada na edição da próxima quarta-feira do jornal O Comércio de Guimarães.

Marcações: Cáritas, crianças austríacas acolhidas em Portugal, Áustria

Imprimir Email