Congresso Internacional de Estudos Galegos realiza-se em Guimarães e Braga a partir desta quarta-feira

O XIV Congresso da Associação Internacional de Estudos Galegos vai realizar-se na Universidade do Minho, nos pólos de Guimarães e Braga. O evento começa amanhã, quarta-feira, e prolonga-se até sábado.

Sob o título «Horizontes dos Estudos Galegos e/na Lusofonia», este XIV Congresso pretende ser um espaço para a reflexão da relação entre a Galiza e os estudos galegos com o que se tem denominado de Lusofonia.
Segundo a organização, já nos inícios da irrupção do galeguismo cultural (e político) no século XIX – e, portanto, em boa medida, também do início do que se pode entender por estudos galegos – Portugal e a sua cultura – o mundo em português em geral – ocuparam uma posição não menor nas elaborações dos galeguistas.
Ainda de acordo com a organização, com o passar dos anos, se a chamada questione della lingua, problematizou polemicamente o encontro, o relacionamento, hoje, num novo contexto marcado, entre outros factores, pela construção europeia, as relações de variado signo aos dois lados do rio Minho ou mesmo do oceano Atlântico e doutras latitudes, experimentam um novo fôlego, muito provavelmente inédito na Época Contemporânea.

Neste quadro, sob uma diversidade de abordagens, o Congresso pretende promover o debate sobre as relações culturais e outras entre a Galiza e a Lusofonia que podem partir de questões como estamos na actualidade perante um novo tempo nas relações de variado tipo entre Galiza-Portugal-Lusofonia?; a chamada Euro-região Galiza-Norte de Portugal é uma entidade com dimensão cultural?; quais são os elementos culturais (língua, história, paisagem, etc.) em que se apoia(va)m as iniciativas de inter-relação?; em que medida os Estudos Galegos devem/podem estabelecer pontes com o espaço poliédrico da Lusofonia?

O Congresso acontece com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril como pano de fundo, desafiando a comunidade académica a submeter propostas que integrem análises críticas sobre os relacionamentos no espaço cultural, académico e institucional delimitado em áreas como o âmbito geral de Estudos Galegos: linguístico, literário, histórico, económico, antropológico, filosófico, sociológico, artístico, etc., Estudos galegos e/na Lusofonia: Políticas culturais e linguísticas e Lusofonia na Galiza; Estudos Galegos nos países de língua portuguesa; Mobilidades laborais, turísticas, académicas, etc. Galiza-Lusofonia;
Património(s) materiais e imateriais partilhados; Desfronteirização e Euro-região Galiza-Norte de Portugal e Lusofonia e pós-colonialismo.


Marcações: Estudos Galegos, Congresso Internacional

Imprimir Email