ABVP Travel Fest regressa a Guimarães para falar de viagens e turismo comunitário

Foi apresentado o cartaz completo do ABVP Travel Fest que vai decorrer em Guimarães de 10 e 12 de Maio, que volta a reunir alguns dos mais famosos e bem-sucedidos bloggers de viagens do mundo.

A apresentação decorreu no jardim do Posto de Turismo de Guimarães, numa sessão que contou com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, Susana Ribeiro, Directora Geral Operacional na Associação de Turismo do Porto - Convention & Visitors Bureau, Filipe Morato Gomes e Rui Batista, presidente e vice-presidente, respectivamente, da ABVP - Associação de Bloggers de Viagens Portugueses.
Para Paulo Lopes Silva, tendo em conta o painel apresentado e os participantes do evento, este evento tem um grande potencial de promoção territorial, havendo, por isso, um "entusiasmo muito grande em receber [novamente] este evento". Confiante que todos participantes terão uma excelente experiência, Paulo Lopes Silva acredita que após o evento os próprios oradores acabarão por se tornar "embaixadores de Guimarães e de toda a região".

Susana Ribeiro defendeu o apoio dado pela sua associação à realização do evento em Guimarães que "para além de nosso associado, aposta [fortemente] no Turismo”. A Directora geral aproveitou o momento para agradecer ao Município de Guimarães "pela visão, [onde] sempre que fazemos uma promoção internacional, [é o município que] está disponível para ir mais longe" e olhar para as iniciativas de uma perspectiva macro e integrada. Sobre o Travel Fest, considera ser "uma oportunidade imperdível para a prossecução dos objectivos da ATP" no plano de promoção regional.
Questionados sobre a possibilidade de criação de conteúdos de Guimarães por parte dos participantes, Filipe Morato Gomes e Susana Ribeiro defenderam ser "através da criação de experiências fantásticas" que se espera "proporcionar as condições necessárias para que todos os participantes sintam vontade de criar os próprios conteúdos", afirmou Filipe. "A mais-valia da promoção internacional da região tem passado pela criação de estímulos a bloggers, jornalistas e influencers e pela criação de condições favoráveis à produção de conteúdos orgânicos e naturais", referiu Susana Ribeiro.
Apesar do evento ocorrer entre os dias 11 e 12 de Maio, será desde o dia 10 que Guimarães se transforma do destino de encontro de alguns dos mais famosos e bem-sucedidos bloggers de viagens do mundo. Um conjunto de parceiros uniu-se para proporcionar uma boa experiência aos participantes e oradores, que vai permitir que possam descobrir o que Guimarães tem para oferecer.
Brandon Li, EUA, é o melhor videógrafo de viagens do mundo, tendo já arrecadado imensos prémios. É um mestre de improvisação e vem partilhar a sua experiência na área de vídeo de viagens.
Bernardo Conde, é um fotógrafo português com muitos anos de experiência na área de viagens. Tem um grande fascínio de Madagáscar e vem falar sobre viajar com um propósito.
Cris Marques, Portugal, formada em Turismo e produtora de conteúdos, vem falar sobre turismo de base comunitária e como se pode colocar as comunidades locais no centro da discussão turística. Vem partilhar, em primeira pessoa, boas experiências de projetos que impactaram positivamente a comunidade.

Joan Torres, Espanha, é apaixonado pelo lado B, tendo já viajado muito pelas regiões menos conhecidas. Vem partilhar a sua experiência de viagem independente em destinos fora da caixa.
Shvya Nath, Índia, activista, procura contribuir com um turismo para um impacto positivo e introduz o conceito de Turismo regenerativo: mais que ter impacto zero é ter impacto positivo.
Vicente Fraga, Espanha, fotografa o interior profundo e a vidas nas aldeias espanholas, com especial foco na Galiza. Gosta dos processos de pesquisa e documentação e o seu grande interesse é a procura pelo lado mais intimista e próximo.

Vítor da Silva, Portugal, é vimaranense e etnógrafo, que estuda os povos indígenas e procura apoiar estas comunidades. Dedica-se à preservação cultural, com especial foco nos povos himalaios.
Raquel Ochoa, escritora de viagens, já ganhou o prémio Augustina Bessa-Luís, escreve em vários registos, entre eles, a crónica de viagens. Vai falar da arte de escrever e da intensidade.
Phoebe Smith, Reino Unido, uma aventureira nata, concebeu e executou centenas de excursões por todo mundo, tendo um carácter humanitário muito forte. Representa o lado da aventura pura e dura.
Eva Zu Beck, Polónia, é uma contadora de histórias nata, que documenta no momento as suas viagens. Viaja sozinha e vem partilhar as suas histórias.


Marcações: ABVP Travel Fest

Imprimir Email