«A neuropsicologia clínica do CRG é cada vez mais solicitada»

Para a psicóloga Joana Abreu, a neuropsicologia clínica é uma mais-valia do Centro de Reabilitação de Guimarães (CRG), tornando-o cada vez mais uma unidade de excelência e de inovação que atua, de forma multidisciplinar, integrada e personalizada, para favorecer o bem-estar e a qualidade de vida dos seus clientes. 

O que pode encontrar quem procura o serviço de Neuropsicologia do CRG?

A consulta e o seguimento por parte da Neuropsicologia contemplam várias fases e iniciam-se, normalmente, pela realização de uma entrevista clínica detalhada, que procura recolher o máximo de informação possível relacionada com a história de vida da pessoa, o seu percurso desenvolvimental e nas várias dimensões de vida, quer seja na área familiar, pessoal, profissional e de saúde. Procura perceber e enquadrar a queixa/motivo inicial da consulta nos sintomas apresentados, assim como a história do problema e/ou dificuldades verbalizadas. Posteriormente, dá-se início a um processo de avaliação neuropsicológica formal. Avalia-se também a componente emocional e comportamental, assim como o impacto dos défices na funcionalidade da pessoa no seu quotidiano. Com base nos resultados deste processo, é delineado um plano de reabilitação personalizado. 

Como se desenvolve esse processo?

Este processo é sempre realizado de forma colaborativa com o cliente e demais pessoas significativas. Os objetivos a atingir diferem consoante o tipo de patologia, as suas características especificas e o grau de afetação/severidade dos défices. É, normalmente, um processo moroso, multidisciplinar, que implica uma periodicidade regular de sessões. A neuropsicologia clínica do CRG é cada vez mais solicitada. 

Que fatores justificam o crescimento da procura desta especialidade clínica?

Há cada vez mais consciencialização para determinado tipo de problemas e patologias e para a necessidade de recorrer a profissionais e técnicos especializados. Para além de uma mudança de paradigma, que deixa de centrar os processos de reabilitação na componente motora, é importante referir ainda que são cada vez mais prevalentes as patologias de foro neurológico, em particular as doenças neurodegenerativas, pelo aumento da esperança média de vida e envelhecimento populacional, mas também dos quadros vasculares, com elevada taxa de incidência, o que também estará relacionado com o crescimento da procura deste tipo de serviços especializados.

É possível a reabilitação de doenças do tipo degenerativo como as demências e o Alzheimer?

As doenças neurodegenerativas não têm cura. Um processo de intervenção nesta área pode ter vários objetivos, que devem ser delineados em articulação com o familiar/cuidador e o próprio, quando tal é possível. Há casos em que visamos a recuperação total do défice. Outros em que procuramos a sua compensação com determinados mecanismos e ferramentas. E ainda alguns em que o objetivo passa pela manutenção das capacidades preservadas e atrasar o processo de declínio cognitivo.

De que forma é que a intervenção atempada da Neuropsicologia favorece o dia-a-dia dos pacientes e dos seus familiares?

Qualquer intervenção é preditora de maior sucesso e de melhor prognóstico, quanto mais precocemente ocorrer. Assim, a intervenção nesta área não foge à regra. Se pudermos, então, estar também todos mais sensibilizados para estas questões, mais facilmente podemos encaminhar ou direcionar as pessoas para os serviços adequados, agindo muitas vezes ainda num plano preventivo. 

O que é a Neuropsicologia clínica?

A Neuropsicologia clínica é uma área específica de conhecimento dentro da psicologia que se centra na prevenção e avaliação, mas também na intervenção/reabilitação das alterações cognitivas, socioemocionais e comportamentais decorrentes de doenças neurológicas, sejam estas neurodegenerativas como é o caso das demências (doença de alzheimer, demência vascular, frontotemporal, entre outras), doenças desmielinizantes (por exemplo, esclerose múltipla) mas também relacionadas com outras patologias cerebrais adquiridas como é o caso dos acidentes vasculares cerebrais ou tumores cerebrais. Para além disso, poderá também intervir ao nível dos problemas neurodesenvolvimentais e de aprendizagem. 

Cédula Profissional Nº: 15056
Ordem dos Psicólogos

 

Imprimir Email