VÍDEO - BIGGER: MERCADONA abriu o segundo supermercado em Guimarães 

A Mercadona abriu hoje o segundo supermercado na cidade de Guimarães, na Rua Eduardo Manuel de Almeida, freguesia de Urgezes (Cães de Pedra). Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Luís Abreu, Presidente da Junta de Freguesias de Urgezes, marcaram presença na inauguração do novo supermercado. Esta loja gerou 65 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2 e 140 lugares de estacionamento que oferece dois lugares destinados ao carregamento de veículos eléctricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade eléctrica.

Este é já o segundo supermercado da cadeia na cidade e foi construído numa zona central, junto à antiga Fábrica do Arquinho. Por isso, e além de dar uma nova vida à zona envolvente, a Mercadona respeitou também o seu cariz histórico, ao preservar a chaminé original e um estilo arquitectónico industrial.
O Presidente do Município destacou a resposta de proximidade deste novo supermercado e ressalvou que é um negócio importante para a economia local. "A implantação da Mercadona, primeiro em Silvares e agora na renovada zona dos Cães de Pedra, é um investimento económico de importância para Guimarães. Além de uma visão que vai de encontro às políticas de sustentabilidade que preconizamos para o território, almejando a constituição de uma cadeia agroalimentar sustentável, o investimento cria novos postos de trabalho e aumenta e dinamiza a oferta na área alimentar e nas áreas de cuidados pessoais, do lar e dos animais, ao mesmo tempo que cria novas zonas comerciais de proximidade para mais bem-estar e qualidade de vida." 

Depois de Silvares, o Mercadona chegou a Urgezes e vai trazer mais movimento à zona sul do Concelho. 

O novo Mercadona segue as directrizes da insígnia quanto à forma de exposição dos produtos e dispõe das secções de Talho, Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Frutas e Legumes e Pronto a Comer, com várias opções de pratos, servidos em embalagens fabricadas com materiais naturais, como a cana-de-açúcar (material compostável), cartão ou papel. 

Este supermercado foi concebido segundo o Modelo de Loja Eficiente da Mercadona com corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento, e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora. Entre a oferta de produtos de origem espanhola, a Mercadona preocupou-se em apostar no comércio nacional e disponibiliza alguns artigos de produção portuguesa. "Temos a marca própria e oferecemos produtos e serviços distintos, mas também trabalhamos com mais de 900 produtores portugueses", sublinhou a Diretora Regional de Relações Externas Norte de Portugal, Sofia Cardoso, que acrescentou ainda o orgulho que sente na abertura de mais uma loja, que tal como a de Silvares, foi em Guimarães a primeira inauguração da marca em 2022. “Estamos muito orgulhosos com a abertura desta segunda loja na histórica cidade de Guimarães. Com este supermercado, conseguimos dinamizar uma zona central da cidade que se encontrava devoluta e que recupera agora a sua nobreza, mantendo o seu cariz industrial. Ao preservar a chaminé original e o estilo arquitetónico fabril deste local, a Mercadona respeitou também o valor histórico e social desta zona tão importante para os vimaranenses. Acreditamos que este investimento contribui para o desenvolvimento do concelho, sendo uma mais-valia para quem procura um supermercado de confiança com um sortido diferenciador que prima pela qualidade”.

Ano após ano, a Mercadona tem continuado a apostar nas energias renováveis com o objectivo de complementar a necessidade energética, reduzir as emissões e melhorar o comportamento ambiental das suas lojas. Essa aposta foi feita, por exemplo, através da instalação de painéis solares em alguns supermercados, como é o caso desta loja, em Guimarães, onde existem 432 painéis solares com capacidade de produzir 200kW. 

Ao gerar  energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa poupa aproximadamente 20% de energia eléctrica anualmente. Essa aposta resulta também numa rede de lojas que, sem sacrificar qualidade de serviço, extrai o máximo rendimento possível dos recursos energéticos.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este novo supermercado doará diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Lar de Santa Estefânia, instituição de solidariedade social local com mais de um século de existência, com o qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração. 

Mercadona em Portugal

Com a abertura de mais 9 lojas em 2021, nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, a empresa alcançou os 29 supermercados no país nesse ano, atingiu um volume de vendas de 415 milhões de euros e pagou 62 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 2.500 colaboradores e um investimento de 110 milhões de euros. 

Com o objectivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, a Mercadona aumentou, em 2021, as doações a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social, tendo doado um total de 1.400 toneladas de bens essenciais em território nacional.

A empresa prevê investir 150 milhões de euros em Portugal em 2022 com a abertura de mais 10 lojas, chegando a 5 novos distritos: Viseu, Leiria, Santarém, Setúbal e  Lisboa.

 

Marcações: Urgezes, supermercado, Mercadona

Imprimir Email