Turismo Industrial de Guimarães quer valorizar o património e a indústria

A Rede de Turismo Industrial de Guimarães agregará valor à oferta turística do território, impulsionando o reconhecimento das empresas locais, de forma a contribuir com a estratégia de promoção dessas entidades.

A sessão de apresentação do projecto, que decorreu no IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães, contou com a presença da equipa técnica da Câmara Municipal de Guimarães, que coordenará o projecto, da representante do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Cristina Mendes, e de representantes de oito empresas locais.
Coube a Cristina Mendes a apresentação do projecto do Turismo Industrial em Portugal, onde destacou a importância do sector na promoção dos negócios, da história local e da região, atingindo um público que não se enquadra no turismo sazonal tradicional e oferece uma proposta turística diferenciadora.

O projecto procura valorizar o património histórico e cultural da região e a capacidade de inovação da produção local, pretendendo atender às expectativas dos visitantes que procuram experiências autênticas e originais, através da aprendizagem do processo de fabrico de um determinado produto, com uma consequente prova final do produto.
O segmento do Turismo Industrial tem vindo a crescer em Portugal e o convite do Turismo de Portugal ao Município de Guimarães para fazer parte deste programa é um reflexo desse crescimento. O objectivo nacional passa por consolidar a Rede Nacional de Turismo Industrial até 2027, valorizando o património histórico-cultural dos territórios e a capacidade de inovação da produção nacional, impulsionando o reconhecimento das indústrias locais, de forma a contribuir com a sua própria estratégia de promoção.


Marcações: Turismo Industrial

Imprimir Email