Horta pedagógica com talhões para pessoas com mobilidade reduzida

A Câmara Municipal de Guimarães abre as inscrições amanhã para cidadãos com mobilidade condicionada poderem ter acesso ao cultivo de talhões inclusivos na Horta Pedagógica de Guimarães.

Com um total de 10 hectares de terreno no coração da cidade, este espaço privilegiado de lazer e convívio com a natureza passa a dispor de três talhões adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, que estarão isentas do pagamento da taxa anual de utilização.

O anúncio foi feito este sábado durante a realização de um “Piquenicão” com utentes da Horta Pedagógica no dia em que foi apresentada a “Casa dos Insetos” e divulgados os resultados do 7º Concurso de Espantalhos da Horta Pedagógica e do 3º Concurso do Melhor Talhão. «Estas modalidades de inclusão e este tipo de ações são fundamentais! É importante que sejam replicadas em mais parques e outras zonas de lazer e de cultivo de produtos», referiu Amadeu Portilha, Vice-Presidente do Município.

Durante este sábado, foram apresentadas duas casas para insectos, com o objectivo de promover a biodiversidade na Horta, servindo de abrigo para espécies de polinização (abelhas, vespas, borboletas, outros) e para predadores, contribuindo na luta contra algumas pragas (joaninhas, crisopas, tesourinhas, entre outros), na promoção de uma agricultura mais saudável, evitando-se o uso de produtos fitofarmacêuticos.
 

Marcações: Ambiente

Imprimir Email