VÍDEO: Juntas de Freguesia subscreveram Declaração de Consenso Político da Candidatura de Guimarães a CVE 2020

As Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães subscreveram este sábado uma Declaração de Consenso Político que integrará a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2020.

A cerimónia de assinatura da Declaração, decorreu no Laboratório da Paisagem, e contou com a presença de praticamente todos os Presidentes de Junta e de Assembleia de Freguesia do território vimaranense.

Nesta sessão Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou o facto de este acordo ser assinado no Dia Mundial da Terra. No seu discurso o autarca desafiou cada vimaranense a "ser um eco-cidadão", e revelou ainda alguns investimentos que quer ver feitos no concelho, desde o tratamento e "cuidado de todas as linhas de águas", construção de percursos pedonais e cicláveis, e até mesmo de passadiços ao longo do rio Ave. Ao nível dos transportes Domingos Bragança mencionou também o facto de querer que a próxima concessão dos transportes públicos seja "totalmente eléctrica", e que em 2020 isso seja uma realidade.

Quem também discursou nesta sessão foram os representantes de cada partido político que elegeram presidentes das juntas de freguesia. Do lado da CDU falou José da Cunha que explicou que o que quer é "um concelho limpo e desejado", e que esta candidatura seja vista como "um todo, envolvendo todos". Bruno Fernandes da Coligação Juntos por Guimarães disse que "se esta candidatura vier reforçar as políticas municipais de valorização do ambiente e despertar a comunidade" para essas práticas, então "já valeu a pena". Do lado do PS foi Manuel Lopes quem se dirigiu à plateia. O autarca de Fermentões valorizou o papel das Brigadas Verdes existentes no concelho.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email