Música, tertúlias, debates e desporto na edição do Green Week 2017

Guimarães está a preparar-se para receber o Green Week 2017. O evento começa amanhã e prolonga-se até ao dia 8 de Julho.

Em linha com os objectivos do desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas, o Green Week assume-se como uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, através da música, de tertúlias, debates, acções demonstrativas, exposições, actividades pedagógicas, desporto e outras iniciativas de âmbito cultural e artístico. 

O programa começa com a Festa do Ambiente, celebrando o Dia Mundial da Criança.  Cerca de três mil crianças, dos quatro aos nove anos, das escolas EB1 e jardins de infância, vão participar nas actividades que vão decorrer no Multiusos de Guimarães. O espaço integra um Pavilhão do Aquecimento, sala de conferências, galerias e hortas pedagógicas.

Na sequência da edição do ano passado, mas agora em versão alargada, sexra-feira e sábado, na Alameda S. Dâmaso e Largo Condessa do Juncal, vai decorrer o Guimarães Eco-Fest. Trata-se de um festival ecológico, cuja programação integra actividades pedagógicas, cinema infantil, hortas inclusivas, show cooking, tertúlias, área de exposição e restauração, teatro, entre outras iniciativas. O destaque do Eco-Fest vai para a programação musical, com um cartaz repleto de nomes bem conhecidos, muitos deles vimaranenses.

Na sexta-feira, sobe ao palco Sofia Escobar, cantora natural de Guimarães, acompanhada da Orquestra Juvenil de Pevidém. No sábado, é a vez dos Best Youth. O cartaz integra ainda nomes como Zé Miguel, Paraguai, Toulouse, Bandstand Blues Band, Folk CAR, Valert Lobo e Four’Tet.

No sábado, o Instituto de Design é palco de mais uma edição do TEDx Guimarães. O evento terá como mote “Repensar, Reinventar, Reconquistar” e pretende abordar temas como a sustentabilidade, as tecnologias e as comunidades verdes e, também, a educação do ambiente. Irá, ainda, abordar temas como o significado da cor Verde, numa perspetiva da psicologia da cor, isto é, o balanço do coração e das emoções e o equilíbrio entre a razão e o coração. Nesse sentido, o TEDx conta com artistas, cientistas e intérpretes sociais, capazes de transformar o mundo com ideias que integram crescimento, harmonia, frescura, segurança e fertilidade.

A Green Week 2017 marca o ano zero de um evento que se pretende bienal e que reflete a Arte da Terra. O LandArt apresenta um conjunto de eventos, como um ritual sonoro que representa uma alegoria à Terra, ao mesmo tempo que sublinha a necessidade de comunhão da comunidade na construção de uma paisagem sonora. O LandArt integra, ainda, uma conferência internacional, que será o ponto de encontro para a discussão de temas vizinhos ao programa conceptual da bienal, bem como as questões ambientais subjacentes à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. O seminário, intitulado por “Sementeira”, terá um carácter informal, no qual a “mesa” será a plataforma de fluxos, comunhões, debates e trocas entre saberes e sabores da terra.

Por fim, e ao longo dos dias do Guimarães Green Week, decorrerá uma reunião do Comité Externo de Acompanhamento da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, um workshop de coberturas verdes e as comemorações do Dia Mundial dos Oceanos. O Green Week será, igualmente, o pretexto para o lançamento do novo site Guimarães Mais Verde, que se apresentará como um agregador de toda a informação ambiental do Município.

 

Marcações: Ambiente

Imprimir Email