VÍDEO: Equipas de sapadores previnem fogos florestais com faixas de gestão de combustível

Com mais uma época de fogos florestais à porta, as equipas de sapadores da Associação de Silvicultores do Vale do Ave prosseguem os seus trabalhos de prevenção com a realização de faixas de gestão de combustível. Um trabalho que a reportagem do Grupo Santiago acompanhou no monte de Santa Apolónia e que, a partir de Julho, privilegia a vigilância. Em qualquer dos casos, o denominador comum é proteger a floresta dos fogos florestais.

As cinco equipas de sapadores florestais da Associação de Silvicultores do Vale do Ave actuam nos municípios de Guimarães, Trofa, Santo Tirso e Famalicão. Em Guimarães, há duas equipas comparticipadas pelo Município que levam a cabo um trabalho permanente que se revela de importância fundamental em matéria de defesa da floresta. Quer na acessibilidade quer na construção de uma faixa de segurança para a eventualidade de necessidade de combate a um incêndio.

Nos trabalhos de prevenção que realizam, as equipas de sapadores devolvem à comunidade espaços florestais. Uma fruição que ajuda a defender e a proteger um bem colectivo de importância vital para a sobrevivência humana.

Envolvidas nesta altura em trabalhos de prevenção, a partir de 1 de Julho as equipas de sapadores florestais da Associação de Silvicultores do Vale do Ave, concentram a sua atenção na vigilância do espaço florestal. Um trabalho que em Guimarães se concentra no Pio IX, bem no alto da montanha da Penha.

Marcações: faixas de gestão de combustível, sapadores florestais, Associação de Silvicultores do Vale do Ave

Imprimir Email