Linhas de água de Guimarães vão ter a protecção de guarda-rios

A empresa Vitrus Ambiente deu, no passado sábado, dia 31, um passo para a proteção e preservação das linhas de água do concelho de Guimarães, promovendo o ressurgimento dos guarda-rios, num projecto em parceria com o Município de Guimarães. O projecto foi lançado numa data simbólica e especial, em que se celebrou o Dia Mundial do Vigilante da Natureza. 

Segundo a empresa, os guarda-rios de Guimarães vão ter como missão a protecção dos cursos hídricos do concelho, designadamente o rio Ave e o rio Selho, mas também dos respectivos afluentes e margens. "O objectivo é que os guarda-rios promovam o contacto com as pessoas, sensibilizando-as para o desígnio coletivo de proteção dos recursos hídricos. Estarão especialmente atentos a comportamentos inadequados, sensibilizando os cidadãos para os corrigirem", lê-se na nota.

Para além disso, os guarda-rios vão verificar se existem ligações ilegais de saneamento aos rios e deposições ilegais de resíduos, para serem comunicadas às entidades competentes. Vão ainda garantir que o leito e as margens dos rios se encontram devidamente limpos, identificando terrenos que careçam de limpeza e desobstrução das linhas de água.

A fiscalização da extração ilegal de areia será, igualmente, alvo da atenção dos guarda-rios. Vão também ser preenchidos inquéritos onde serão aferidos parâmetros qualitativos do estado dos rios, como o cheio, cor, se tem espuma, se tem resíduos, se o escoamento está obstruído, entre outros.

Marcações: Vitrus, linhas de água , guarda-rios

Imprimir Email