Recolha de orgânicos em Guimarães aumentou 150% nos primeiros cinco meses deste ano

A recolha de resíduos orgânicos em Guimarães aumentou 150%, entre os meses de Janeiro e Maio deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado.

Em comunicado, a Vitrus refere que já recolheu mais de duas mil toneladas de orgânicos em 2023 (2.093,62), resultado do alargamento do processo de recolha porta-a-porta nas freguesias da Cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.
A recolha dos orgânicos é um processo em contínuo, que carece de constante monitorização no que respeita às melhores soluções para cada situação, sendo uma aposta estratégica do Município para a promoção da economia circular e para alcançar a neutralidade carbónica.

O processo de recolha implica um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela Vitrus, numa operação que pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do Concelho neste alargamento às freguesias, depois de uma primeira fase que iniciou em 2022 no centro da cidade englobando cerca de quatro mil habitantes e que resultou na recolha de 915 toneladas de orgânicos, número que já foi largamente ultrapassado.
A população das freguesias abrangidas nesta primeira fase da recolha de orgânicos pode ainda adquirir o contentor gratuito, devendo apresentar a fatura de resíduos/Vimágua, nos seguintes locais: Junta de Freguesia (conforme o horário); Laboratório da Paisagem (todos os dias das 08:00 às 21:00) e Parque da Mumadona (de 2ª feira a Sábado).

No contentor orgânico poderá colocar os seguintes resíduos: restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.


Marcações: lixo, orgânico

Imprimir Email