Laboratório da Paisagem de Guimarães celebra este sábado nove anos

O Laboratório da Paisagem celebra este sábado, 24 de junho, o seu 9º aniversário. Inaugurado em 2014, a instituição está focada na promoção do desenvolvimento sustentável do território, na inovação, investigação e divulgação científica, na sensibilização da população, e na prestação de serviços e consultoria ambiental.

Criado pela Câmara Municipal de Guimarães e por duas das principais universidades da região norte, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Laboratório da Paisagem é hoje uma referência local, nacional e internacional na implementação de políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável, que visam uma maior consciencialização ambiental, um eficiente metabolismo das cidades, o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos, e a proteção dos recursos naturais.

O crescimento da instituição é suportado pelos números, mas também pelas diversas distinções que tem granjeado. Atualmente, o Laboratório da Paisagem conta com cerca de duas dezenas de investigadores e técnicos de educação ambiental nas mais diversas áreas, reconhecendo a importância do trabalho multidisciplinar. O Laboratório da Paisagem é hoje responsável e parceiro de diversos projetos, e redes, nacionais e europeus, assumindo ainda uma posição de destaque em redes como a EuroCities. No último ano, o Laboratório da Paisagem esteve envolvido em candidaturas nacionais e internacionais cujo montante financiado ascende a mais de 2 milhões de euros.

Adelina Pinto, presidente do Laboratório da Paisagem, assume que “o Laboratório Paisagem tem demonstrado a razão da decisão do Município de Guimarães e das Universidades na sua criação. Com uma equipa dedicada e talentosa tem sido capaz de liderar pelo exemplo, assumindo a importância da investigação, inovação e educação ambiental, na transformação de territórios e construção de cidades mais resilientes.” “O crescimento tem sido notório, e só nos aumenta a responsabilidade, mas também a ambição de continuar a fazer crescer a instituição”, afirma.

Ao mesmo tempo que celebra os nove anos de atividade, o Laboratório da Paisagem inicia também a celebração do seu 10º aniversário, num programa que se vai estender até 24 de junho de 2024. O primeiro de 10 momentos é o lançamento do seu renovado sítio na internet - que pode ser visitado em www.labpaisagem.pt. Conferências internacionais, exposições, instalações, o lançamento de novas publicações, farão também parte do calendário de aniversário, que será divulgado, em breve.

O Laboratório da Paisagem está sediado na freguesia de Creixomil, Guimarães, numa antiga fábrica reconvertida num centro de Investigação e Educação Ambiental que atua em áreas tão diversas como o clima, o solo, a biodiversidade, as áreas verdes, os recursos hídricos, a economia circular, a saúde e bem-estar, e a educação ambiental. Nos últimos anos, o Laboratório da Paisagem reforçou ainda a sua colaboração com outros municípios e instituições.

Marcações: Laboratório da Paisagem

Imprimir Email