Distrito de Braga sob aviso amarelo devido a previsão de chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou de três para sete os distritos que estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoadas, granizo e rajadas de vento.

O IPMA tinha colocado anteriormente os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo entre as 21h00 desta segunda-feira e as 06h00 de terça-feira. Num novo comunicado, o instituto estendeu o aviso amarelo aos distritos de Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra devido à previsão de precipitação por vezes forte, que pode ser ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas fortes, em especial na parte litoral dos distritos. O aviso para estes quatro distritos começou às 10h29 e termina às 18h00 desta segunda-feira.

A previsão meteorológica levou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil a apelar à população para que tome medidas preventivas. De acordo com a Autoridade, os episódios típicos das estações de transição, com as primeiras chuvas, são propícios à "ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento".


Imprimir Email