Guimarães submeteu à União Europeia o seu compromisso climático

Guimarães submeteu esta sexta-feira à União Europeia o seu compromisso climático. Guimarães é uma das 100 cidades europeias e uma das três cidades portuguesas que assumem o compromisso de antecipar a redução das emissões de carbono até 2030. No âmbito deste projecto ambiental, Guimarães compromete-se a reduzir em 80% as emissões de gases de estufa e acrescenta um C de carbono zero ao projecto Bairro C.
No total, este compromisso que concorre para a sustentabilidade ambiental de Guimarães e do planeta, orça mil e 51 milhões de euros, sendo 77 milhões da responsabilidade do Municipio de Guimarães.

Esta sexta-feira, integrado no programa da Green Week que decorre até domingo no Jardim da Alameda de S. Dâmaso, o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, elogiou Guimarães pela sua "grande ambição ambiental em vários domínios".

"Guimarães quer fazer caminho, difícil, na construção do melhor futuro para as próximas gerações", salientou durante o debate sobre «As cidades e a acção climática».
O Presidente da Câmara sublinhou que o pacto climático faz parte de uma aposta do Município assumida desde 2013, salientando a importância do investimento em educação ambiental através de projectos estruturantes como o Pegadas direccionado para a população estudantil do Concelho e a criação de brigadas verdes em praticamente todas as freguesias. Domingos Bragança salientou ainda a aposta estratégica de Guimarães no ambiente como forma de atração de investimento.
"Cada vez mais as cidades que são referência em matéria de sustentabilidade ambiental, estão no radar das grandes empresas mundiais e dos talentos que trabalham nessas empresas", sublinhou.

Perante as alterações climáticas a que assistimos, o caminho da defesa do ambiente é "fundamental". Domingo Bragança reconhece a dificuldade de construir um futuro mais amigo do ambiente.
"Defender o ambiente é hoje um acto de cidadania e construir a sustentabilidade ambiental implica resiliência e proximidade. Este é o caminho certo e nem tudo são rosas", sendo que implica alteração de comportamentos aos mais diversos níveis. Salientando que um planeta mais amigo do ambiente constrói-se hoje "do local para o global", Domingos Bragança manifestou a convicção de que o trabalho que a este nível Guimarães tem vindo a desenvolver será premiado no próximo dia 5 de Outubro com a distinção do título Capital Verde Europeia.


Marcações: Green Week 2023

Imprimir Email