Ano Hidrológico 2023-2024: Protecção Civil de Guimarães lança folheto com recomendações à população

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Guimarães emitiu um comunicado em que faz recomendações à população a propósito do início do ano hidrológico, este mês de Outubro, e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes.

"É importante adoptar medidas preventivas de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos do solo", refere o folheto informativo.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães, recomenda a realização das seguintes medidas preventivas:

➢ Desobstrução dos sistemas de escoamento dos quintais ou varandas e a limpeza de sarjetas;
➢ Limpeza de caleiras dos telhados de habitações, removendo folhas, areias e pedras existentes;
➢ Fixar ou remover todas as estruturas que possam ser facilmente movimentadas pelo vento forte;
➢ Em situações de terreno inclinado e em áreas ardidas: evitar cortes rasos de material lenhoso e remover/triturar os sobrantes de cortes de árvores que se encontrem junto às linhas de água;
➢ Adotar uma condução defensiva aquando de períodos de precipitação intensa, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e acumulação de água nas vias.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face às situações de perigo/risco detectadas, bem como sinalização e alerta de situações ao SMPC, por forma a envolver os serviços/entidades competentes no âmbito das suas atribuições próprias, através dos contactos 253 421 212 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Imprimir Email