Vimágua iniciou empreitada de instalação de painéis fotovoltaicos

A Vimágua iniciou a instalação de painéis fotovoltaicos nos reservatórios da freguesia de Guardizela e de Frades, em Vizela.

Em Guardizela, no reservatório de água tratada R3E, procede-se à instalação de 298 módulos fotovoltaicos, totalizando uma potência instalada de 149 Kw. Na cobertura da câmara de manobras serão instalados 56 painéis, sendo que os restantes 242, serão instalados em estruturas, nos terrenos adjacentes ao reservatório. Esta obra representa um investimento no valor de 141 mil euros e permitirá reduzir as emissões de CO2 em 95 mil kg/ano.
A energia produzida pelos painéis, pode ser equiparada àquela que seria necessária para servir 75 habitações.

Em Vizela, no reservatório de Frades estão a ser instalados 65 módulos fotovoltaicos, num investimento de 32 mil euros que totalizam uma potência de 32,5 Kw e vão permitir a redução de cerca de 20 mil Kg de emissões de CO2 por ano.
Com este investimento, a Vimágua pretende reduzir a pegada carbónica e, consequentemente, a sua factura energética, produzindo cerca de 44 mil kWh/ano de
energia, o que equivale ao consumo de 16 habitações.
Em comunicado, a Vimágua realça que o combate às alterações climáticas e a urgente necessidade de transição para uma economia verde são temas cada vez mais presentes nas nossas sociedades. Com efeito, acrescenta, é hoje consensual que o desenvolvimento técnico, tecnológico e industrial tem de ser pensado na perspectiva de ser ambientalmente sustentável. O futuro do planeta e da espécie humana dependem deste equilíbrio.

Neste contexto, "a Vimágua procura, sempre, acompanhar as melhores práticas em todos os domínios da sua actividade, sendo a aposta em fontes de energia renováveis, com a instalação de painéis fotovoltaicos, uma das medidas estratégicas, no sentido de, assim, promover a descarbonização gradual da sua actividade, em linha, aliás, com as políticas e metas nacionais, designadamente, com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica - RNC 2050, que traça cenários e trajectórias de descarbonização profunda e transição energética, e com os desígnios ambientais dos Municípios de Vizela e de Guimarães", em prol da "construção de um território ambientalmente sustentável".


Marcações: Guardizela, painéis fotovoltaicos, Frades

Imprimir Email