Relatório europeu destaca boas práticas do ecossistema Guimarães 2030

O relatório europeu Circular Cities Declaration Report 2024 destaca Guimarães como um exemplo de boas práticas em governança participativa para a transição para a economia circular.

No documento destaca-se o sucesso do trabalho realizado em Guimarães, através de uma estrutura que integra abordagens de governação top-down e bottom-up num quadro intersectorial que reúne universidades, empresas, associações sem fins lucrativos, o Governo, os decisores políticos e os cidadãos. O relatório sublinha também a estratégia integrada RRRCICLO que promove a economia circular, projecto coordenado pela Câmara e que conta com o apoio do Laboratório da Paisagem e de entidades como escolas, Refood, Brigadas Verdes e freguesias, tendo como objectivo transformar Guimarães num espaço sem resíduos, no âmbito de uma certificação à escala europeia promovida pela Mission Zero Academy (MiZA).

No documentos são destacadas ainda acções importantes como «Mercado sem Plástico», assim como a valorização de resíduos verdes que são valorizadas para diversos fins.
O relatório sublinha ainda o programa de prevenção de resíduos alimentares a três níveis, que combina a sensibilização, a promoção do consumo local para reduzir a pegada ambiental da cidade e os mecanismos de tributação, com vista a um compromisso de zero resíduos.


Marcações: Cities Declaration Report 2024

Imprimir Email