BIGGER: A Feira da Alheira de Mirandela 2021 realiza-se on-line

Apesar da pandemia, a Câmara Municipal não podia deixar de realizar a 22.ª edição da FAM - Feira da Alheira de Mirandela, transportando este certame para o formato digital. Ao longo do mês de Março, o evento, que habitualmente se realizaria no Parque do Império, ganha destaque na plataforma de venda on-line em www.mirandelamarket.pt e nas redes digitais da autarquia.
Até ao fim do mês, o programa contará com ações dedicadas à divulgação deste produto de excelência, que é uma das 7 Maravilhas da gastronomia portuguesa e que não pode faltar à Mesa Portuguesa.

O Município tem em marcha uma campanha de divulgação da XXII FAM e do portal de vendas on-line Mirandela Market, como forma de promoção dos melhores produtos do Concelho, dando assim resposta às avultadas quebras de receitas de todo o comércio local.

A História da Feira da Alheira de Mirandela

A primeira edição da FAM – Feira da Alheira de Mirandela decorreu em 1999, por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Mirandela com o principal objectivo de dar suporte ao pedido de certificação do produto Alheira de Mirandela.
O Município de Mirandela tem assumido a realização da FAM anualmente, no início de cada mês de Março, ganhando dimensão ano após ano. Um certame que inicialmente era uma montra de produtos locais, transformou-se num grande evento de referência nacional e internacional que conjuga a vertente comercial com entretenimento e gastronomia.
A localização geográfica da FAM no Parque do Império, junto ao rio Tua, a qualidade dos produtos expostos, a possibilidade de degustação de iguarias no pátio da restauração, o cartaz musical, bem como o programa complementar, desde sempre motivaram anualmente a deslocação de milhares de visitantes a Mirandela para participarem neste evento. Tendo sido um dos últimos grandes eventos nacionais antes da pandemia, em 2020, a FAM registou um número recorde de 93 expositores e trouxe à cidade do Tua largas dezenas de milhares de visitantes de todo o país e da vizinha Espanha para apreciar a famosa Alheira de Mirandela.

Alheira de Mirandela

A Alheira de Mirandela, sob a garantia do selo de Indicação Geográfica Protegida (IGP), é um enchido à base de diversos tipos de carnes, pão e azeite. Esta iguaria típica da cozinha portuguesa assume uma importância económica extrema para o concelho. O destaque deste produto, que pode ser encontrado por toda a região transmontana, é resultado do facto de ser um produto artesanal, sendo a Alheira de Mirandela aquela que ganhou expressão nacional e internacional graças à industrialização. Um negócio que ultrapassa os 30 milhões de euros anuais e responsável por cerca de 700 postos de trabalho.

Mirandela Market

O Mirandela Market é uma plataforma de comércio digital que o município disponibiliza aos empresários do concelho, com o intuito de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios locais.

 

Marcações: feira , Mirandela, alheira

Imprimir Email