BIGGER: Agradecimento público da A GOUVEIA, LDA (FOTOS)

A A. Gouveia cessou a sua actividade, e por conseguinte decidiu prestar um esclarecimento público destinado a todos aqueles que, por diversos modos, colaboraram acompanhando o seu desenvolvimento positivo desde o seu início até hoje. Maria Aurora Gouveia e Maria da Glória Borges foram as últimas gerentes da empresa e em jeito agradecimento ao fundador José Abílio Gouveia expressaram uma homenagem. "É com gratidão que vemos quão valerosa foi a iniciativa do seu fundador em 1952 corroborada por todos os seus colaboradores que ao longo dos anos seguiram os rectos princípios da urbanidade e ética comercial, «Gerir é Prever» como afirmava José Abílio Gouveia."

Foram muitas as famílias que cresceram com a sociedade A. GOUVEIA, desde logo  clientes motivados  pelos  produtos oferecidos e inovadores que surgiam no mercado.

Recordam parcerias significativas, designadamente, o GPL em garrafa associado a todo o material de queima, fogões, esquentadores, e outros electrodomésticos. Foi o tempo em que a televisão no escaparate atraia magotes de pessoas no Largo do Toural. 

Financeiramente autónoma evolui e aumenta o património. Desta feita foi adquirido o prédio sito no Monte Largo, armazém e espaço comercial.

A partir de 1996, data do falecimento do seu fundador, prosseguem com o mesmo espírito anímico, inovando e respeitando a ética comercial, logrando sempre resultados positivos. Sob o mote «Gerir é Prever», o sócio fundador legou parte das suas quotas a favor da equipa de vendas, seus três familiares, pelo que aumentou o número de sócios. E os negócios foram seguindo com êxito.

"Ao longo dos anos a empresa foi distinguida como PME líder, que significa a distinção concedida à empresa pela sua solidez financeira, qualidade e liderança da gestão. A formação profissional de trabalhadores, bem como formação de clientes no que respeita aos produtos comercializados, claro que também contribuíram para o desenvolvimento sustentado dos negócios e da imagem empresarial", esclareceram as gerentes. 

Em 2020, aquando da pandemia, a A. GOUVEIA, LDA laborou ininterruptamente, servindo sempre os seus clientes, com a simpatia que a caracterizava e as medidas de segurança impostas conforme o plano de contingência, que foi traçado depois do primeiro alarme, o que permitiu que a equipa de trabalho estivesse sempre activa reforçando a confiança dos clientes.

Em 2019 surge um projecto para criação de residências universitárias no complexo industrial e comercial onde a A. Gouveia tem também a sua sede,  perante tal perspectiva que se revelou interessante, a gerência decidiu possibilitar a concretização de tal projecto, e encetou acções para a deslocalização da empresa. 

Durante este processo, que se revelou, por vezes difícil, desde logo pela falta de locais apropriados para a especificidade desta actividade (comércio de gás) que impõe requisitos de segurança mais apertados, surge um parceiro deste sector, com potencial e local para o desenvolvimento da mesma, desta feita apresentou uma proposta que decidiram aproveitar.

Assim foi decidido fazer uma cessão de unidade económica empresarial, procurando desta feita salvaguardar a situação dos clientes e dos trabalhadores, pelo que foi um processo elaborado estrategicamente, de forma a que a mudança se refletisse positivamente e sem percalços. "Nestes 69 anos de actividade, que nos permitiu crescer, evoluir, mas também atravessar diversas crises nacionais, tivemos oportunidade de criar laços de profunda amizade com clientes, colaboradores e parceiros de negócio. Neste contexto era nosso propósito fazer um convívio de gratidão presencial, com antigos e actuais colaboradores, clientes, fornecedores, instituições bancárias, sócios e parceiros, mas em virtude da pandemia e da impossibilidade de o concretizar, recorremos a este meio de comunicação, por forma a expor as verdadeiras razões do encerramento da empresa, que basicamente foi um decisão de estratégia empresarial, sendo esta uma forma de deixarmos o nosso tributo e honrar o nome do seu fundador José Abílio Gouveia."

Recordaram um poema que em 2002, aquando da comemoração dos 50 anos, foi recitado num convívio, e que consideram perfeitamente ajustado a este momento.

O Credo do Lobo

Respeita os mais velhos
Ensina os mais novos
Coopera com a alcateia

Brinca quando podes
Caça quando deves
Descansa entretanto

Partilha os teus afectos
Exprime os teus sentimentos
Deixa a tua marca!

De Twayman L. Tonery, Editora Sinais de Fogo

 

Imprimir Email