Luís Almeida é o autor da obra «Na Oliveira Cresci, No Castelo Fiz Recreio»

«Na Oliveira Cresci, No Castelo Fiz Recreio» trata-se de um livro do vimaranense Luís Almeida que faz uma viagem ao seu passado e da família, reunindo um conjunto de memórias, tendo como pano de fundo pessoas e sítios do Centro Histórico de Guimarães. Esta obra faz ainda um percurso descritivo por ruas do Centro Histórico, fala de amigos e conhecidos e do amor, com destaque para a Cantarinha dos Namorados de Guimarães, com um poema dedicado à sua companheira de longa data. No total são 818 quadras que se transformarão em bonitas canções.

De acordo com o autor, o livro é um registo para memória futura. São várias viagens até à sua infância e adolescência retratadas em verso.  É como se conseguíssemos andar a pé pelas principais artérias da cidade, podendo imaginar como eram os locais há uns anos. Alguns sofreram grandes alterações, outros mantêm-se intactos. "Quem não conhece a cidade e lê o livro consegue ficar com uma ideia do que é Guimarães, porém, não foi essa a pretensão", explica. 

Não se trata apenas de visitar lugares, mas também de conhecer pessoas. As que fizeram e fazem parte da história de Guimarães.

Saiba mais na BIGGERmagazine de Dezembro!

 

Imprimir Email