BIGGER: TeleTrade: Garras inflacionárias estão a preparar uma armadilha para os mercado

A espiral inflacionária continua a ser a fonte de grande preocupação global para os mercados de acções, além de actuar como uma espécie de bandeira vermelha para os touros de Wall Street, em particular, segundo o analista TeleTrade Ilya Frolov (https://www.teletrade.eu/pt). Isso foi confirmado por uma resposta directa da multidão de investidores a 12 de Abril, quando vendeu os menores aumentos de preços imediatamente após outra indicação recorde vir do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA. O Bureau of Labor Statistics (BLS) informou que o CPI dos EUA acelerou drasticamente para 8,5% desde o ano passado, o que representou o aumento mais substancial desde 1981, em comparação com 7,9% ‘apenas’ um mês antes. O índice também registou alta de 1,2% em Março, a maior alta em quase 17 anos.

Esses saltos inflacionários em 2005 exigiram que o Federal Reserve (Fed) colocasse em movimento um ciclo de alta das taxas de juros, que por sua vez precisava de uma aceleração para uma trajetória mais acentuada de 17 aumentos consecutivos de taxas para prosseguir. Muitos economistas consideraram excessivo o tom extremamente agressivo daquele período, chegando mesmo a chamar a política do regulador dos EUA durante esse período de contribuinte para a subsequente crise financeira de 2008-2009. Por esta razão, uma olhada nos indicadores extremos de hoje da inflação anual e mensal, pode manifestar a expectativa de que o Fed talvez realize facilmente uma alta de 0,5% em Maio, mas pode não necessariamente prosseguir com os mesmos galopes no futuro próximo. Por outro lado, a procrastinação eliminaria a última chance real de influenciar a situação por métodos regulatórios em princípio, acredita o analista da TeleTrade.

Ao mesmo tempo, se o Fed escolher o caminho mais curto e rápido para prosseguir com os aumentos das taxas de juros, isso pode abrir as portas para um pôr do sol de investimento no horizonte de sentimento do mercado por meses. A esperança de uma trajectória relativamente dovish (em português facilitador) da inevitável transição do Fed para uma política hawkish (em português beligerante) ainda está aqui, dado que o aumento mensal do preço da gasolina atingiu 18,3%, o maior desde Junho de 2009. Contribuiu para mais da metade do actual salto do IPC com alimentos, os preços nos EUA subiram oficialmente cerca de 1,0% apenas. Assim, o núcleo mensal do IPC, excluindo alimentos e energia, desacelerou para 0,3% após 0,5% em Fevereiro. O núcleo anual do IPC está em 6,5%, quase dois por cento abaixo do superávit inflacionário total.

O presidente dos EUA, Joe Biden, comentou que já está a fazer de tudo para "reduzir o preço e abordar o preço de Putin", já que o seu governo está a tentar renomear os recentes picos de inflação como “aumentos de preços de Putin. Os dados de inflação de Março foram coletados", disse ele. Os contratos futuros de petróleo Brent subiram de 6,5 dólares para 105 dólares por barril depois das autoridades de Xangai alegaram que mais de 7 mil áreas residenciais foram reclassificadas como áreas de menor risco, sem novos casos de Covid-19 registados por 14 dias. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reiterou o alerta de que seria impossível substituir 7 milhões de barris por dia da produção russa de petróleo que são perdidos devido às sanções. A produção russa de petróleo e gás condensado caiu abaixo de 10 milhões de barris por dia, atingindo o seu nível mais baixo desde Julho de 2020.

Cenários de correção foram implementados no mercado desde Janeiro, capturando cada vez mais sectores, incluindo ações bancárias. Muitos fundos estão a adiar a aquisição de tais activos, sabendo muito bem que poderão obter mais benefícios posteriormente.

Isenção de responsabilidade:

As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se exclusivamente a fins informativos e educacionais e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

 

Imprimir Email