BIGGER: Exposição de fotografia inaugurada no Hospital da Luz Guimarães

Exposição fotográfica de Joaquim Garrido, colaborador do Hospital da Luz, recorda momentos da COVID-19 e pode ser vista em Guimarães.

O Hospital da Luz Guimarães tem patente ao público até 10 de Junho, uma exposição de fotografia da autoria de Joaquim Garrido. «No hospital, durante a pandemia» reúne cerca de 60 imagens captadas entre 2020 e 2021, durante a pandemia de COVID-19, da actividade diária de profissionais e clientes, que pela imposição do flagelo sofreu profundas alterações.

Natural de Vila do Conde e licenciado em Informática, Joaquim Garrido exerce funções na Direção de Sistemas e Tecnologias de Informação do Hospital da Luz Póvoa de Varzim. A fotografia sempre foi uma “paixão. É algo que me inspira e suscita curiosidade, uma forma de eternizar momentos e locais”, afirma. Frequenta a licenciatura de Fotografia da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) e foi no âmbito de um projecto académico que começou a tirar as fotografias que deram origem a esta exposição.

“Trabalhando na área da saúde, desde a primeira hora que me interessei em registar as mudanças e alterações vividas no meio laboral durante a pandemia, nomeadamente, condutas adoptadas, códigos, medidas de protecção e, sendo uma esfera absolutamente essencial na vida humana, que nunca encerrou os seus serviços, de que forma esteve no terreno protegendo os doentes e também as suas equipas”, explica. Com autorização da administração e da direcção clínica do Hospital da Luz Póvoa de Varzim, essa “foi uma oportunidade única de registar em imagem esses cenários, as expressões humanas e todo o ambiente associado”.

Durante a sessão de apresentação, Ana Abreu, directora geral do Hospital da Luz agradeceu a oportunidade que Joaquim Garrido captou com as suas imagens ao representar as emoções diárias vividas por todos nós. "Voltar atrás no tempo e refletir sobre o que aconteceu é muito importante e temos de promover esse tipo de acontecimentos".

Também o administrador do Hospital da Luz Guimarães e Póvoa de Varzim, Sérgio Viana, enalteceu o trabalho apresentado e lançou o desafio para repetir a exposição daqui a cinco anos. "A intenção foi mostrar aos colaboradores que apoiamos iniciativas que tragam valor ao Hospital da Luz e se alguém da unidade de Guimarães tiver alguma forma de promover a arte e a cultura estaremos abertos a colaborar", frisou.

Carlos Guimarães, director clínico do Hospital da Luz, aproveitou para destacar a importância desta exposição e de dar oportunidade a todos os clientes de observarem as fotografias e reviverem momentos que certamente vão retratar experiências pessoais. "É uma forma de entreter os clientes e de lhes oferecer momentos de cultura e introspecção", concluiu.

Algumas das fotos já obtiveram distinções em prestigiados concursos nacionais internacionais, designadamente, o International Photography Awards, o MIFA (Moscow International Foto Awards) e o International Photo Awards (Viena e Siena). A curadoria da exposição é de Pedro Martins.

 

 

Imprimir Email