Clara Gomes e João Pedro Borges são os criadores de um videojogo pedagógico

Claire, Dru e Barba Negra, são os personagens principais deste jogo que promete revolucionar a forma de leitura das crianças. Dru é um papagaio engraçado que vai dar-lhes vantagens no jogo, daí ser o preferido dos miúdos. Claire é a protagonista principal e a piratinha que vai tentar passar de nível em nível com a ajuda dos jogadores. E o terrível Barba Negra vai tentar prejudicar os jogadores, o que faz dele o personagem mais temido. Este jogo é um sucesso e já faz parte do dia a dia de muitas famílias que usam as «Sagas de Claire» para incentivar e ajudar os mais pequenos a ler.  

Clara Gomes é a autora do jogo. Nasceu em França onde viveu até aos sete anos, mas considera-se Barcelense, a terra dos pais, e minhota de gema. Doutorou-se em Ciências da Educação e especializou-se em Perturbações de Aprendizagem Específica, na leitura e na escrita. Sempre se interessou por ensinar as crianças a ler. Escolheu Educação Básica de Português e Francês e, quando começou a leccionar, percebeu que havia algumas crianças que não conseguiam aprender a ler da mesma forma do que as outras. Descobriu então que o caminho seria o ensino especial.

A criação do videojogo foi uma necessidade de inovação e de acompanhar as novas tecnologias que nos dias de hoje são praticamente uma obrigação. O «Sagas de Claire» já está disponível para Android e pode ser descarregado através do site sagasdeclaire.pt/game ou na play store. 

Clara Gomes dá ainda voz à personagem Claire no videojogo que foi elaborado em parceria com João Borges. Este vimaranense, fez quase todo o percurso académico na Cidade-Berço, doutorou-se em Engenharia Electrónica e de Computadores na UMinho e é professor-adjunto no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Dá voz ao pirata Barba Negra e ao papagaio Dru. É, portanto, o mais amado e o mais temido. 

Todos os detalhes na BIGGERmagazine de Dezembro!

 

Imprimir Email