Sérgio Araújo eleito para os tribunais da FIA

A advocacia foi algo muito precoce, embora quando somos crianças as nossas vontades mudam, mas não foi o caso. Desde criança sempre se regeu pelos valores da justiça e da igualdade para todos, o que culminou num curso de Direito que terminou em 2004. O pai era cutileiro e a mãe herdou um restaurante dos pais que se tornou também a sua fonte de rendimento. Na família foi o primeiro a tornar-se advogado, mas o filho Salvador, que tem nove anos, poderá eventualmente seguir-lhe as pisadas, já que a mãe Anabela também é advogada. "Ele diz que quer ser agricultor e jogador de futebol, mas nos pormenores eu diria que a advocacia lhe está no sangue", expressou o pai. Já ouvi da boca dos miúdos as mais hilariantes profissões, mas ser agricultor acho que foi a primeira vez. Todavia, tem uma explicação! Para além de adorar a natureza e os animais, durante a pandemia houve um detalhe que poderá ter feito a diferença nas escolhas do pequeno Salvador. "Durante a pandemia tentamos que ele experimentasse coisas novas, para que pudéssemos continuar a passar tempo de qualidade e mesmo estando muito condicionados, uma das coisas possíveis foi o contacto com a terra que ele explorou e adorou. Um dos nossos passatempos passou a ser plantar, regar, colher...", contou.

Sérgio Araújo (45 anos) e Anabela Gonçalves (43 anos), são casados e têm a mesma profissão, apesar de cada um trabalhar em áreas distintas. Ela mais ligada à vertente do direito tributário, societário e família e menores e ele mais direccionado ao desporto e ao laboral. Anabela é bracarense, mas na altura de decidirem onde iriam assentar arraiais, os argumentos de Sérgio foram mais fortes. "O direito desportivo apareceu na minha vida e tem sido a minha grande paixão, claro que poderia exercer em qualquer lado, mas Guimarães tem outro encanto", risos.

A profissão de advogado é altamente desafiante e todos os dias são diferentes. Tem a certeza que optou pelo caminho certo e à medida que o tempo passa percebe que as suas apetências são maioritariamente no sentido Justiça. É combativo e um bom argumentante, não tolera injustiças e procura sempre a verdade. Parece-me que estão reunidas as características ideais, o resto a experiência ensina. Desde 2009 actua na área do desporto e a agenda não podia estar mais preenchida, sobretudo porque no início do ano assumiu novas funções, também elas relacionadas com o mundo desportivo. A vida corre-lhe sobre rodas, não fosse ele o novo juiz dos tribunais da FIA - Tribunal Internacional da Federação Internacional de Automobilismo e Tribunal Internacional de Recurso. Em 2009 estabeleceu uma parceria com a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) e foi a partir daí que a sua vida profissional mudou.

Saiba mais na BIGGERmagazine de Fevereiro!

 

Imprimir Email