Jorge Couto: conheça a história de um lutador

Aos 56 anos, Jorge Couto é um homem que carrega consigo a marca de um acidente que o deixou tetraplégico, mas cuja determinação em viver uma vida plena é inabalável. Apesar de ter as suas origens em Felgueiras, foi Guimarães que encontrou não apenas um lugar para viver, mas um lar onde construiu a sua família e a identidade.

Foi no dia 27 de Junho de 2003, em Santa Maria de Souto, que um acidente de trabalho na área da construção civil lhe mudou a vida para sempre. Enquanto realizava inspecções de segurança, após o carregamento de uma laje de cobertura, um passo em falso levou-o a uma queda de seis metros de altura. Perdendo a consciência no momento do impacto, só recuperou a lucidez horas depois, no Hospital de Braga. “Sei que perdi a consciência, só acordei eram 23h30, já no hospital de Braga”, relatou. O acidente levou-o a passar por uma avaliação no hospital de Guimarães, embora ele não tenha memória desse período.

Após o acidente, o operário acordou incapaz de se mover, enfrentando a dura realidade da tetraplegia nível C5 C6, onde apenas tem sensibilidade total do peito para cima e nos braços, embora não tenha grande força nas mãos. Mesmo diante do choque inicial e da vontade de morrer, o empresário encontrou forças para se dedicar à fisioterapia.

Entrevista completa na BIGGERmagazine de Abril!

 

 

Imprimir Email