Aumento das temperaturas na nossa região potencia risco de incêndios

O clima está a mudar na nossa região. É a conclusão de um estudo da Universidade do Minho, no âmbito do projecto “adaptação aos efeitos derivados das alterações climáticas”, promovido pela AMAVE. O estudo concluiu que as temperaturas estão a aumentar na região do Vale do Ave, realidade que explica o aumento do número de incêndios. De acordo com o estudo, em 1980 ocorreram, na nossa região, 500 incêndios, aumentando em 2009 para 2.594. Já em matéria de área ardida, ela subiu, de mil para quatro mil hectares.
Do cenário previsível do aumento das temperaturas haverá várias consequências ao nível do clima.
Face às previsões da evolução do clima para a nossa região, traça-se um cenário que, a várias níveis, não deixa de ser preocupante, como destaca António Vieira, um dos autores do estudo.

As previsões apontam ainda para a nossa região um aumento de pragas e de doenças, por relação directa do previsível aumento das temperaturas. Uma realidade que aconselha uma séria reflexão em ordem à tomada de medidas preventivas. Desde logo a elaboração de planos de ordenamento das áreas de montanha, a criação de medidas legislativas para as áreas  de interface urbano-florestal, a criação de uma rede de postos meteorológicos florestais que permita a implementação de um sistema de avisos e o desenvolvimento de iniciativas de sensibilização ambiental, especialmente junto da população escolar.

Marcações: Ambiente

Imprimir Email