Francisca Abreu homenageada nos 10 anos da CEC 2012

Foi a visão cosmopolita de Francisca Abreu que promoveu Guimarães e conduziu à realização da Capital Europeia da Cultura 2012.
afirmação foi proferida pelo Presidente da Câmara na cerimónia de atribuição do nome da antiga vereadora da Cultura ao Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, na iniciativa que assinalou os 10 anos do início daquele evento cultural.

"Quando evocamos Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, evocamos também Francisca Abreu", salientou Domingos Bragança.

"Foi com base no seu trabalho e pelas equipas por si lideradas em prol da cultura em Guimarães que a Cidade obteve o máximo reconhecimento nacional e internacional. É bom lembrar que foi Francisca Abreu a responsável pela elaboração da candidatura que mereceu a aprovação da União Europeia e é bom lembrar que a CEC 2012 foi aclamada internacionalmente como uma das melhores capitais de cultura de sempre", arescentou.

Domingos Bragança lembrou que "o futuro que começou a ser escrito lá atrás, terá brevemente novos capítulos com a abertura dos reabilitados Teatro Jordão e Garagem Avenida". "É mais um passo para esse futuro. Novas e entusiasmantes concretizações nesses novos espaços se esperam continuando o nosso percurso irreversível e convicto no desenvolvimento da sociedade através da cultura", sublinhou.

Na mesma cerimónia, o Presidente da Assembleia Municipal falou de uma "homenagem justa".
José João Torrinha considerou que Francisca Abreu deixou a sua "marca indelével na cultura de Guimarães e da Capital Europeia da Cultura".
"O auditório onde nos encontramos foi peça chave do caminho que conduziu à CEC 2012 e para o qual Francisca Abreu assumiu um papel relevante" pelo que atribuir-lhe o seu nome "é da mais elementar justiça" como demonstra a proposta aprovada "por uma unanimidade sentida pela Assembleia Municipal".
"Hoje é um dia de celebração não saudosista e de lágrima no canto do olho mas uma festa plena de alegria ainda banhada por aquele sorriso aberto de que nos lembramos de Francisca Abreu", afirmou.
"A sua memória, o seu legado continua vivo e em todos nós porque ela verdadeiramente nunca nos deixou", concluiu José João Torrinha que na sua intervenção lembrou também o papel do ex-Presidente da Câmara, António Magalhães, na concretização da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012.

A cerimónia de homenagem a Francisca Abreu ficou marcada por uma mensagem gravada da neta Francisca que recordou, com saudade, a sua avó.

Para além da cerimónia de atribuição do nome de Francisca Abreu ao grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, os 10 anos da Capital Europeia da Cultura ficaram assinalados por um espectáculo que juntou no palco daquele espaço cultural a Orquestra de Guimarães e diversos artistas vimaranenses.


Marcações: Cidades Capital Europeia da Cultura, CEC 2012, Francisca Abreu

Imprimir Email