Exposição «A Avenida do Jordão» homenageia o empresário Bernardino Jordão

No âmbito do programa de inauguração da requalificação do Teatro Jordão, abre ao público sábado a exposição «A Avenida do Jordão».
Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara organizada pelo Cine Clube e a Muralha.
O Presidente da Muralha diz que a mostra tem por objectivo homenagear o empresário e empreendedor Bernardino Jordão.

"Entendemos olhar para a exposição numa perspectiva diferente, olhando não unicamente para o Teatro mas para a Avenida que esta associada a um homem extraordinário que foi Bernardino Jordão", afirmou Rui Vítor Costa.

"Aquela avenida acaba por definir a modernidade e progresso de Guimarães", destaca Rui Vítor Costa, salientando que Bernardino Jordão começou por comprar o Palácio de Vila Flor onde instalou a família, depois criou a Companhia Eléctrica com o seu nome, no actual edifício da EDP e, finalmente, construiu o Teatro Jordão "contra a vontade do regime de então, dando a Guimarães uma sala de espectáculos condigna que não tinha desde o fecho do Teatro D. Afonso Henriques", referiu.

Rui Vítor Costa lembra ainda que ao longo do tempo a «avenida do Jordão» teve três nomes. Começou por ser Avenida do Comércio, depois Avenida Cândido dos Reis e, finalmente, Avenida D. Afonso Henriques, "mas a verdade é que para muitos nunca deixou de ser a avenida do Jordão".

É esta personalidade que se homenageia na exposição «A Avenida do Jordão».

Marcações: exposição, Muralha, cine clube , avenida, Jordão

Imprimir Email