Concerto com Elisabete Matos na abertura do programa da Festa da Padroeira de Guimarães

Começa este sábado o programa da Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Oliveira - cuja imagem se venera na igreja da Real Colegiada de Guimarães. Este ano, o programa não se restringe à componente religiosa e assume uma vertente cultural, com a realização de dois concertos de canto lírico mariano, com a participação da soprano vimaranense Elisabete Matos, acompanhada do organista Nuno Mimosa. O primeiro concerto realiza-se este sábado, às 21h30, e o segundo amanhã, às 16h30. Será a oportunidade para assistir à voz majestosa do grande órgão histórico de 1831-1841, acompanhando a voz de Elisabete Matos, a mais consagrada cantora lírica portuguesa do nosso tempo. O evento oferece ao grande público a fruição do repertório lírico de temática mariana da época do órgão, adequado às características vocais e dramáticas da grande solista.

O andor com a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, engalanado para as procissões do programa da festa, será disposto no lugar da presidência, sob o arco cruzeiro. "Deste modo, simbolicamente a Mãe Espiritual dos Cristãos presidirá ao concerto, que se desenvolve num caminho de oração cantada, partindo da lírica verdiana, passando pelos temas sacros mais conhecidos do grande público – Ave Maria de Gounod, Panis Angelicus de Franck – culminando na súplica a Paz, perante o actual cenário de guerra às portas da Europa", explica o organista Nuno Mimoso, em comunicado.

O programa da Festa da Padroeira da Cidade de Guimarães contempla no domingo a tradicional procissão de velas com o andor da Virgem que sairá, pelas 21h00, da igreja da Colegiada e percorrerá as ruas da Cidade até à igreja de São Miguel do Castelo, seguida de uma velada. A manifestação religiosa começará no Largo da Oliveira e prosseguirá pela Rua de Santa Maria, o Largo Martins Sarmento, a Rua Conde Henrique, e por fim, a igreja de São Miguel do Castelo.

Já na segunda-feira, o evento começará na parte da manhã, com a recitação do terço às 11h00, e a procissão às 11h30, com partida marcada na igreja de São Miguel do Castelo e com passagens pela Rua Conde D. Henrique, Largo Martins Sarmento, Rua das Trinas, Largo dos Laranjais, Rua Valdonas, Largo da Misericórdia, Rua da Rainha D. Maria II e, por fim, o Largo da Oliveira. Pelas 12h00, realiza-se a missa solene em louvor da Senhora da Oliveira, que contará com a pregação do Padre José Miguel. A animação ficará por conta do Grupo Coral da Igreja, sob a orientação do maestro Júlio Miguel. A novena chegará ao fim, com a missa solene em louvor da Senhora da Oliveira.
"A Senhora da Oliveira e assume-se como um símbolo da vida religiosa na cidade, ao ponto de estar presente no brasão de Guimarães", explica o padre Paulino Carvalho, ao sublinhar que "é uma das invocações de Maria".

As origens da Nossa Senhora da Oliveira remontam ao mosteiro dedicado ao Salvador do Mundo, à Virgem de Santa Maria e aos Santos Apóstolos, fundado pela condessa Mumadona Dias. 

A padroeira da cidade vai apresentar-se à Cidade, após a conclusão das obras de restauro da sua imagem, trabalho artístico que poderá ser apreciado por quem visitar a igreja.

Marcações: concerto, Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Elisabete Matos, Festa da Padroeira

Imprimir Email